E o Black Sabbath chegou mesmo ao fim

E, ao que parece, realmente o Black Sabbath acabou, agora sim, de vez. No último sábado (4 de Fevereiro de 2017), a banda encerrou a sua última turnê. Sempre é bom ressaltar que várias bandas já anunciaram seu fim e depois voltaram. Mas o Sabbath, tanto pela recente história de seus integrantes, com problemas de saúde, quanto por sua trajetória e o seu discurso, parece mesmo ter chegado ao fim.

O local escolhido para o fechamento dos quase 50 anos de carreira não poderia ser outro, a cidade inglesa de Birmingham. Lá foi justamente onde tudo começou. No último show foram 16 músicas. Em todos os vídeos postados pelas redes sociais foi possível ver a nítida emoção nos rostos dos presentes e, claro, por parte de Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler.

O Black Sabbath foi formado justamente na cidade de Birmingham, em 1968, pelo guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler, o vocalista Ozzy Osbourne e o baterista Bill Ward. Este último, aliás, não participou da última turnê, sendo substituído por Tommy Clufetos, baterista da banda solo de Ozzy.

Tony Iommi foi o único presente em todas as formações do Sabbath. Foram 19 discos de estúdio, com seis ao vivo e algumas coletâneas. A banda já contou, entre vários outros, com grandes nomes do rock mundial, como Ronnie James Dio, Ian Gillan, Glenn Hughes, Vinny Appice, Eric Singer, Cozy Powel e Tony Martin.

Em 15 de outubro de 2013, a banda se apresentou pela primeira vez em Belo Horizonte, na Esplanada do Mineirão, com a Black Sabbath Reunion Tour 2012–2014. Tudo bem, alguns vão se lembrar que o Heaven and Hell, com Dio, Iommi, Butler e o baterista Vinny Appice, esteve por aqui, em 10 de maio de 2009. Ozzy também se apresentou em Belo Horizonte, assim como o próprio Dio, em carreira solo.

Mas tudo isso não importa. O que resta mesmo são os discos e os clássicos, esses sim, imortais, do Black Sabbath! E que cada um deles continue tocando sua vida com muito rock’n’roll, como sempre!

Relembre alguns clipes de clássicos do Sabbath (clique na música e veja o clipe ou alguma apresentação com a música): Iron Man, Paranoid, War Pigs, N.I.B., Black Sabbath e Children of the Grave.

Veja como foi a última música, Paranoid, clicando aqui e como foi Snowblind, clicando aqui.

Confira o setlist do último show do Black Sabbath:
Black Sabbath
Fairies Wear Boots
Under the Sun/Every Day Comes and Goes
After Forever
Into the Void
Snowblind
War Pigs
Behind the Wall of Sleep
N.I.B.
Hand of Doom
Supernaut / Sabbath Bloody Sabbath / Megalomania (Medley)
Rat Salad
Iron Man
Dirty Women
Children of the Grave
Bis:
Paranoid