Ira! volta a BH e Nasi garante: “Estamos passando por um momento ótimo, nos palcos e na estrada”

(foto: site oficial da banda/Divulgação)

A banda paulistana Ira! estará novamente em Belo Horizonte. Eles se apresentam na Arena Del Rey, no Shopping Del Rey, no próximo 10 de junho, às 21h30. No repertório, como sempre, não faltarão clássicos dos 35 anos de carreira da banda, como, Dias de Luta, Núcleo Base, Tolices, Envelheço na Cidade, Eu Quero Sempre Mais, Tarde Vazia e O Girassol.

“Belo Horizonte é uma cidade muito musical, de grandes artistas. Sempre em nossos shows tem um público muito afinado, por dentro do nosso trabalho. Temos muitos amigos no rock mineiro e é sempre uma felicidade e um prazer muito grande tocar na cidade”, disse ao Rock Master o vocalista Nasi, que estará no palco com seu guitarrista original da banda, Edgard Scandurra.

Completam a banda os músicos Daniel Rocha (baixo), Evaristo Pádua (bateria) e Johnny Boy (teclados). Daniel, aliás, é filho de Edgard. “É uma experiência ótima e um convívio muito legal. O Daniel é um jovem muito talentoso, com muita musicalidade. Sem contar que esta sintonia fina que o une ao Edgard, pai dele, cria uma atmosfera muito legal, muito divertida, e faz com quem a banda fique mais unida ainda”, disse o cantor.

Nasi ainda se lembra do início da banda, quando o Brasil saía de uma época de ditadura. “Quando começamos, o rock era uma música subterrânea no Brasil, e a MPB passava por uma entressafra, por conta da censura. Cenário político era de final de ditadura, início dos anos 80. Ainda havia censura prévia para as músicas, aquela ansiedade, aquela busca pela volta da democracia, das eleições. As bandas dessa época refletiam bastante em suas canções essa ansiedade, essa necessidade de mudança, de uma nova era para o Brasil. E o rock brasileiro foi esta trilha sonora”, disse.

Para quem não se lembra, nos idos do início da década de 80, quando o Ira! começou sua carreira, o baterista da banda era Charles Gavin, que fez carreira nos Titãs (onde tocou entre 1985 e 2010). “No final de 1984, o Ira! passava por uma transformação musical, e o Charles tinha outras ideias de outras influências de rock que não colavam com o que a gente pensava. Então começou a acontecer um distanciamento natural, nada conflituoso, nenhuma animosidade. Visões de profissionalismo diferentes”, explicou.

“Por outro lado, naquela época, o Edgar dividia um apartamento com o Gaspa, que ainda não era baixista, e eu dividia um apartamento com o André (Jung). O Charles saiu, primeiro, para ir para o RPM, mas ao mesmo tempo os Titãs fizeram uma proposta e ele acabou escolhendo os Titãs. E por coincidência, os Titãs estavam se despedindo do André. Então, pela proximidade, foi natural a entrada dele no Ira!”, relembra.

Aliás, quando o Ira! decidiu retomar a carreira, nem Gaspa (baixista) nem André Jung (baterista) estavam na nova formação. “Quando se criou a possibilidade da volta do Ira!, no final de 2013 para 2014, o Gaspa se manifestou contrário. Ele tinha outros planos para a vida dele. Junta-se a isso que durante este período, mais de 16 anos que ficamos parados, eu e o Edgar desenvolvemos outros parceiros. Então chegamos à conclusão que era hora de, novamente, como já aconteceu no passado, haver uma nova formação para este no Ira!”, disse Nasi.

E para as vagas abertas, o cantor explicou como foram escolhidos os substitutos. “Nossa ideia era juntar as pessoas que estiveram próximas da gente nestes últimos dois anos. Então o Daniel Scandurra, filho do Edgar, que já tocava com ele, veio a ser o baixista do Ira!. O Evaristo Páuda, que é mineiro de Passos, que já era meu baterista dos meus shows solos e gravou todos os meus discos da fase pós-Ira, veio para a bateria. E o Johnny Boy, que também é músico dos meus projetos solos, e que sempre foi um quinto Ira, porque gravou todos os teclados da dos discos banda a partida da década de 90, entrou. Isso criou um entrosamento imediato. Não houve aquela coisa de trazer coisas de páginas viradas de outros tempos. E isto está refletindo neste momento ótimo que nós passamos nos palcos, no camarins e na estrada afora.”

E engana-se quem pensa que o Ira! só vive de passado. “Existem planos para o futuro. O Edgard está apresentando temas novos, que estamos usando nas passagens de som. Mas ainda não estamos tocando nos shows. Nossa intenção é, juntamente com o produtor Apolo 9, de São Paulo, que já trabalhou comigo, começar a gravar estas faixas. Acho que os fãs podem esperar novidades até o final do ano”, finalizou.

Clique na música e veja os Envelheço na Cidade, Núcleo Base, no Rock in Rio, e Dias de Luta.

Ira! 35 anos
Data: 10 de junho 2017 (Sábado)
Local: Arena Del Rey (Estacionamento do Shopping Del Rey, Avenida Presidente Carlos Luz, 3001, Pampulha)
Abertura dos portões: 21h30
No Local sujeito a disponibilidade e preço
Esgotando o lote os preços dos ingressos serão alterados automaticamente, independente da data pré-estabelecida
Estacionamento: Shopping Del Rey: 2 mil vagas
Classificação 16 anos (menores de 18 anos acompanhado pelos pais)
Dúvidas, compra de ingressos e informações, clique aqui ou entre em contato pelo: [email protected]

Ouça a última edição do programa Rock Master:

Ou clique no banner e escolha qual edição do Rock Master quer ouvir: