Conheça Sons of Apollo, a nova banda de Mike Portnoy

Mais uma colaboração do Rodrigo ‘Piolho’ Monteiro, para o Rock Master.

Desde que saiu do Dream Theater no segundo semestre de 2010, o baterista Mike Portnoy se envolveu em um sem número de bandas, seja como convidado (Avenger Sevenfold, Bigelf, Twisted Sister), membro permanente (Neal Morse Band, Transatlantic), fundador, mas não mais parte do grupo (Adrenaline Mob) ou fundador e ainda membro (Flying Colors e The Winery Dogs).

Dividir seu tempo permanentemente entre duas bandas e gravar uma média de quatro álbuns por ano – contando registros em estúdio e ao vivo – parece não satisfazer o baterista tanto que Mike Portnoy se envolveu em uma nova empreitada. Intitulado Sons of Apollo, o grupo pode ser considerado uma superbanda. Afinal, além de Portnoy, a banda conta com o tecladista Derek Sherinian (Black Country Communion, ex-Dream Theater, ex-Kiss), o guitarrista Ron “Bumblefoot” Thal (ex-Guns N’ Roses), o baixista Billy Sheehan (The Winery Dogs, Mr. Big) e o vocalista Jeff Scott Soto (SOTO, ex-Journey, ex-Yngwie Malmsteen’s Rising Force).

Portnoy falou a respeito da fundação da banda para o site The Prog Report: “Derek e eu nos reunimos pouco depois de eu ter deixado o Dream Theater em 2010 e fizemos uma turnê totalmente instrumental com ele e eu, Billy Sheehan e (o guitarrista) Tony MacAlpine. Essa foi a minha primeira vez trabalhando com Derek desde os anos 1990 quando estávamos no Dream Theater e foi ótimo trabalhar com ele novamente. Desde essa turnê, que não temos planos para repetir, tenho enrolado para começar uma banda real, original e em tempo integral. Não estava rolando porque eu estava envolvido em muitas coisas mas, resumindo, finalmente arrumei tempo para formar a banda.”

O álbum de estréia do grupo, Psychotic Symphony, foi produzido por Portnoy e Sherinian. O tecladista falou a respeito do que podemos esperar do álbum: “Mike e eu trabalhamos em um ritmo frenético no estúdio. A música é moderna, mas temos uma alma velha. O que é único a respeito de Sons od Apollo é que conseguimos combinar a fanfarronice do rock n’ roll com nosso virtuosismo natural – uma combinação letal”.

Psychotic Symphony, será lançado em 20 de outubro pela gravadora InsideOutMusic, uma divisão da Sony Music. Um teaser do trabalho vindouro do grupo pode ser ouvido clicando aqui.

Ouça a última edição do Programa Rock Master:

Ou clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: