Texto: Rodrigo “Piolho” Monteiro sobre press-release
Violões e vocais guturais! Essa é a receita minimalista, porém ousada, de “Olhos Vermelhos”, o primeiro disco acústico de death metal da história que o Psychotic Eyes lançou nesse dia 13 de Dezembro, aniversário da morte de Chuck Schuldiner, lendário vocalista da banda norte-americana Death, falecido em 2001.
“Olhos Vermelhos” foi gravado, mixado e masterizado no estúdio HBC Records em Guarulhos/SP por Humberto Belozupko. O trabalho reúne a faixa inédita “Olhos Vermelhos” – baseado num poema de Luiz Carlos Barata Cichetto – e traz novos arranjos para “The Hand of Fate”, faixa presente no álbum de estreia da banda, além de “Life” e “Dying Grief”, ambas de “I Only Smile Behind The Mask” (2011). A capa de “Olhos Vermelhos” é assinada pela artista plástica gaúcha Nua Estrela.
Nas palavras do vocalista/guitarrista/violonista do Dimitri Brandi, “finalmente ‘Olhos Vermelhos’ ficou pronto! Foram anos de trabalho, desde a concepção da ideia de um disco de Death Metal acústico, passando pela composição, arranjos, gravação, mixagem e masterização. Nesse período, as vidas dos integrantes sofreram todas as reviravoltas possíveis, paternidade, mudanças de emprego e de endereço. Ao mesmo tempo, descobrimos que a tarefa de gravar death metal de maneira acústica é algo assustadoramente difícil. Mas conseguimos! A agressividade e a violência do estilo estão lá, mesmo que não haja guitarras distorcidas, baixo pulsante ou uma bateria tocada em alta velocidade. Os vocais guturais e as melodias macabras dão conta do recado e mostram a riqueza do estilo, mesmo que a sonoridade esteja mais suave pelo uso de violões. Creio que conseguimos produzir uma música inédita, ousada e original, sem precedentes no estilo. Exatamente como foi a obra de Chuck Schuldiner, que queremos homenagear lançando o disco na data de sua morte. (…) Tenho certeza que ele apreciaria nossa ousadia em dar uma roupagem acústica e mais delicada ao estilo musical que ele ajudou a criar, a moldar e a definir, sempre expandindo fronteiras, rompendo parâmetros e preconceitos, usando de elementos inusitados, inovadores e, porque não, filosóficos”. Além de Dimitri, o Psychotic Eyes conta com o baixista/violonista/vocalista Douglas Gatuso em sua formação.
Ouça “Olhos Vermelhos” na íntegra clicando aqui.