Resenha: “Hegemony”, do Samael é um bom trabalho da banda

Olha aí mais uma colaboração do Rodrigo ‘Piolho’ Monteiro para o Rock Master!

O Samael é uma daquelas bandas que mudaram tanto a sua sonoridade e temática lírica que podemos (quase) dizer que existem dois grupos chamados Samael fundados pelas mesmas pessoas. A primeira surgiu no começo dos anos 1990 e abraçou a então onda do black metal norueguês, lançando três álbuns que se tornaram clássicos para o gênero, com destaque para “Ceremony of Opposites”, de 1994. Já a outra Samael surgiu em 1996, com o álbum “Passage”. Ali o Samael passou a adicionar elementos industriais/sinfônicos em sua música e trocou as letras satânicas por um direcionamento mais esotérico e ateu. E é essa a banda que perdura até hoje.

“Hegemony”, décimo álbum do Samael, foi lançado em 2017 e chegou por aqui no ano passado via Hellion Records. Foi um dos álbuns que recebemos por aqui que mais me deixaram com um pé atrás. Afinal, meu único contato anterior com a banda havia sido através de “Reign of Light”, álbum de 2004 onde o predomínio dos elementos industriais não me agradou. Felizmente, em
“Hegemony” eles foram deixados mais em segundo plano.

O que “Hegemony” traz é um metal extremo, hora cadenciado, ora nervoso, com os vocais de Vorph (que também é responsável pelas guitarras), dando o tom. Mak (guitarra), Drop (baixo) e Xy (teclados) completam o time, que produz um som bastante harmonioso. Até mesmo a bateria, que, em todos os álbuns da banda, é eletrônica, funciona perfeitamente aqui.

Com o uso de elementos sinfônicos bem encaixados, vocais nervosos e músicas pesadas como “Black Supremacy”, “Samael” e “This World”, o décimo álbum do Samael tem tudo para agradar fãs de bandas como Dimmu Borgir e similares. A versão normal do álbum termina com “Helter Skelter”, cover dos Beatles que carrega toda a identidade do Samael e ficou bem superior à original. Já a versão lançada no Brasil traz ainda “Storm of Fire” como faixa bônus.

Se você gosta de black metal sinfônico, vale muito à pena conferir este “Hegemony”.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: