Resenha: “Beyond the Void” – Iron Fire

Olha aí mais uma contribuição do Rodrigo “Piolho” Monteiro para o Rock Master!

Formada em 1995 na Dinamarca, o Iron Fire apareceu na mesma onda que trouxe um novo ressurgimento do power metal na Europa, dividindo a cena com nomes como Hammerfall, Sonata Arctica e Freedom Call, dentre outros. Talvez o fato de ser de um país que exporta poucos nomes do metal para fora de suas fronteiras – Mercyful Fate e King Diamond sendo as maiores exceções – faça com que a banda meio que se mantenha um pouco fora do radar e nunca tenha alcançado um grande sucesso em termos comerciais dentro da cena. Não que isso tenha desanimado o atual power trio formado por Martin Steene (vocais/baixo, único membro fundador sempre presente), Kirk Backarach (guitarras) e Gunnar Olsen (bateria). Tanto que, em 2019, o Iron Fire chega a seu nono álbum de estúdio com “Beyond the Void“. Se levarmos em conta que o primeiro álbum da banda, o excelente “Thunderstorm” foi lançado em 2000, é seguro dizer que a banda mantém uma boa produtividade, com um novo trabalho praticamente a cada dois anos.

Em “Beyond the Void” o Iron Fire continua investindo no power metal que marcou sua carreira, mas, a exemplo do que vinha fazendo em seus álbuns mais recentes – com diferentes níveis de sucesso – também traz para a sua sonoridade elementos do metal tradicional consagrado por nomes como Grave Digger e Accept e mesmo um pouco do thrash do Destruction. “To Hell and Back“, talvez a faixa mais pesada e rápida de “Beyond the Void” é o principal exemplo disso.

Quando se dedica mais exclusivamente ao seu som mais tradicional, o Iron Fire também consegue bons resultados e a prova disso são músicas como “One More Bullet“, onde Martin mostra as diversas facetas que sua voz pode alcançar, “Beyond the Void“, “Wrong Turn“, a quase moderna “Cold Chains of the North“, “Bones and Gasoline” com seu refrão grudento e a sempre presente balada, que aqui atende pelo nome de “Judgment Day“.

No fim das contas, “Beyond the Void” é mais um bom trabalho na discografia do Iron Fire. A banda segue por caminhos seguros e isso é algo que deve agradar não só a seus fãs como aqueles que apreciam uma sonoridade mais calcada no power metal, a exemplo do que fazem bandas como o Primal Fear.

Com doze faixas, uma capa que traz uma referência clara a “IT“, de Stephen King e um encarte recheado de informações, “Beyond the Void” foi lançado por aqui há alguns meses por nossos parceiros da Hellion Records.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: