Olha aí mais uma colaboração do Rodrigo Monteiro para o Rock Master!
A primeira metade dos anos 1980 viu uma profusão de bandas de thrash e death metal surgir nos Estados Unidos, fortemente influenciadas pelo NWOBHM inglês. Exodus, Metallica, Testament, Death, Slayer, Death Angel e Possessed, só para mencionar alguns, são todos grandes nomes surgidos nessa época. É claro que, como é de praxe, em cenas efervescentes, mas limitadas, onde a concorrência em busca de notoriedade e reconhecimento por parte dos fãs é acirrada, há sempre aqueles nomes que, apesar de todo o seu potencial, são relegados à história. Este é o caso do Détente, banda californiana cujo primeiro álbum “Recognize no Authority” – foi lançado por aqui este ano através da Hellion Records em uma edição que comemora o 30º aniversário do álbum original.
O Détente foi formada em Los Angeles em 1984 e contava, na época, com Dawn Crosby (vocais), Ross Robinson e Caleb Quinn (guitarras), Steve Hochheiser (baixo) e Dennis Butler (bateria) e sua história parecia destinada à ruína desde o começo. Sério. Pouco depois de lançar seu primeiro álbum, a banda teve que cancelar uma turnê devido à um acidente que deixou Dennis três meses hospitalizados. Isso fez com que a banda se separasse, com Ross e Steve formando o Catalepsy no ano seguinte. Dawn manteve os direitos sobre o nome da banda até 1991, quando, por razões legais, teve que abrir mão dele. A vocalista formou a banda Fear of God, com a qual lançou três álbuns até sua morte em 1996, devido à uma falência hepática provocada pelo abuso de drogas e álcool.
A história do Détente, no entanto, não acabou aí. “Recognize no Authority” foi relançado em 2007, o que motivou uma reunião da banda com uma nova vocalista para uma série de shows no ano seguinte. Em 2009 houve nova substituição nos vocais e, em 2010, a banda lançou seu último álbum, “Decline”, separando-se de vez logo a seguir.
Apesar de todos os percalços, “Recognize no Authority” é um álbum muito legal para aqueles que gostam de um thrash metal cru, direto e cheio de energia, com algumas boas sacadas aqui e ali. Há alguns riffs inspirados, como em “Shattered Illusions”, “Loser”, “My Life is Pain” e “Russian Roulette”. No geral, este é um álbum marcado pela raiva, que transborda nos vocais de Dawn, uma das primeiras – se não for a primeira – mulher a usar e abusar dos vocais gritados na cena. Admito que seu estilo vocal me causou estranheza na primeira vez que ouvi o álbum, mas isso logo se torna seu principal atrativo nas audições seguintes. O resto da banda não fica atrás, todos fazendo trabalhos bastante competentes.
Há a tentação de dizer que o Détente pratica um thrash metal old school, o que se justificaria se esta fosse uma banda contemporânea. O que não é o caso. De qualquer forma, para fãs desse tipo de sonoridade, com bastante energia, revolta e a dose certa de técnica, “Recognize no Authority” é uma pérola que vale ser conferida. Especialmente esta edição que, além de todas as letras e fotos raras, traz ainda seis faixas bônus.
Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:
Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master: