13 de julho: Dia Mundial do Rock! Mas você sabe por qual motivo existe essa data?

(Arte: Paulinho Miranda)

13 de julho! uma data especial para quem gosta de rock. Nesta data é comemorado o Dia Mundial do Rock! Mas você sabe por que este dia foi institucionalizado assim? E você sabia que, na verdade, o ‘Dia Mundial’ só é chamado dessa forma no Brasil?

Pois bem. Em 1985 (esse mesmo ano da primeira e histórica edição do Rock In Rio), mais precisamente em 13 de julho, era realizado o Live Aid. Foi um grande festival, organizado pelo músico e produtor Bob Geldof, juntamente com Midge Ure, com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar a combater a fome na Etiópia.

Os shows ocorreram, simultaneamente, no Estádio de Wembley, em Londres (com cerca de 82 mil pessoas) e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, nos Estados Unidos (com plateia de cerca de 99 mil pessoas).

Como ganhou um destaque mundial, o show marcou a data, que passou a ser conhecida como ‘Dia Mundial do Rock’. Mas esse dia só é chamado assim no Brasil. Começou a ser celebrado em meados dos anos 1990, quando rádios de São Paulo, que se dedicavam ao estilo, começaram a mencionar a data na programação.

Os ouvintes gostaram da ideia e o ‘Dia Mundial do Rock’ se tornou uma data bastante popularizada em todo o país. Mas apesar de se chamar ‘mundial’, no resto do planeta, no entanto, a data é completamente ignorada.

LIVE AID

Até então, o Live Aid ganhou uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos, com um total de, aproximadamente, dois bilhões de espectadores ao redor do mundo.

Neste show apresentaram-se grandes nomes do rock mundial, como Queen, Dire Straits, U2, Sting, Paul Young, David Bowie, the Who, Elton John e vários outros.

Mas a estrela do espetáculo foi Phil Collins. Em alta naquele ano, com o grande sucesso de seu terceiro álbum-solo No Jacket Required, o ex-vocalista do Genesis se apresentou nos dois estádios no mesmo dia. Ele abriu o evento em Londres, pegou um Concorde supersônico e, em três horas, estava no JFK Stadium. Ele cantou em dois continentes no mesmo dia.

Ouça o Programa Rock Master, especial Dia Mundial do Rock:

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master: