Cogumelo lança catálogo celebrando 40 anos de atividade e DVD com show inédito

Sobre press-release

A gravadora de heavy metal e parceira do Rock Master, Cogumelo, sediada em Belo Horizonte, faz parte da história do heavy metal mundial. A Cogumelo foi fundada como loja de discos de rock, em 1980, e passou a abrigar o selo Cogumelo Records em 1985. As bandas lançadas pelo selo tornaram-se referências para fãs e músicos de inúmeros países ao longo do tempo, gerando um interesse que tem se renovado continuamente.

Algumas das bandas que fizeram parte desta história são Sepultura, Overdose, Sarcófago, Mutilator, The Mist, Chakal, Holocausto, Cavalry Death, Sextrash, Pato Fu, Drowned, Tianastácia e Impurity, dentre inúmeras outras. A gravadora permanece em atividade revelando talentos do dito metal extremo de Belo Horizonte e do Brasil, além de relançar os títulos do seu catálogo em novos formatos.

Em 2012 a Cogumelo lançou um catálogo contando a história de seus primeiros 30 anos de atividade, com o apoio dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Com o objetivo de  sistematizar e organizar o rico acervo de imagens da gravadora, foi realizado um cuidadoso trabalho de pesquisa e digitalização das obras, resultando em um registro completo de álbuns lançados por ela até então, além de ampla documentação fotográfica e visual de um período tão marcante na formação da cena musical de Belo Horizonte.

Com o esgotamento da tiragem inicial do catálogo, em 2020, no 40º aniversário da Cogumelo, foi apresentado novo projeto à Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Após a sua aprovação, foi empreendida a atualização do seu conteúdo com os diversos lançamentos ocorridos desde a edição original, além da tradução dos textos para a língua inglesa, permitindo a construção de uma edição bilíngue.

O Rock Master teve acesso ao catálogo e podemos dizer que ele não é apenas isso. O livro não é “só” um catálogo. Sim, ele traz as capas e as fichas técnicas de cada um das centenas de álbuns lançados pela Cogumelo. Mas, se ficasse nisso, o livro seria tedioso. Pensando nisso, os nomes responsáveis pela Cogumelo, João Eduardo e Pat Pereira, fizeram algo mais.

O catálogo foi dividido em décadas, dos anos 1980 aos 2010, com cada respectivo lançamento encaixado em sua seção correspondente, além de uma introdução e uma seção chamada “Lost Archives”, que fecha o livro. Cada seção dedicada às décadas da gravadora tem um texto introdutório do João colocando o período em perspectiva, passando pelo clima tanto da cena musical como do país na época e inúmeras fotos, recortes de jornais, resenhas e afins dedicadas aos álbuns ali contemplados.

A introdução, escrita em um tom mais “formal”, por falta de um termo melhor, coube a Arthur G. Couto Soares, enquanto que “Lost Archives” coube à Pat e fecha o livro com chave de ouro. Aqui, ela conta os primórdios da loja, desde a escolha do primeiro imóvel onde ela seria sediada, os primeiros dias, a reação da vizinhança ao se deparar com um bando de cabeludos vestidos de preto aglomerados na porta da loja e diversos outros casos pitorescos deliciosos que pintam uma imagem bem legal de como era a cena do heavy metal em Belo Horizonte especialmente – mas, que imagino, poderia ser refletida em demais capitais nacionais – no começo dos anos 1980.

Se tudo isso já não fosse legal o bastante e tornasse o catálogo atraente, o pacote trás a gravação de um show realizado no clube Ginástico, na capital mineira, no dia 19/4/1986, quando da ocasião do lançamento do split LP Overdose – “Século XX” / Sepultura – “Bestial Devastation” tendo a abertura do Mutilator. Restaurado do formato VHS e convertido para DVD, esse é um item imperdível na coleção de qualquer um interessado em saber como eram os primórdios dessas bandas, especialmente o Sepultura, já que o filho dos irmãos Cavalera saiu daqui para se tornar um dos maiores nomes da história do thrash metal mundial.

O lançamento oficial do Catálogo Cogumelo 40 Anos será no dia 03 de junho de 2023, durante a Feira do Vinil da Galeria Mix Shopping – Avenida Augusto de Lima, 555, Centro, Belo Horizonte – e contará com uma tarde de autógrafos com as bandas Overdose e Mutilator. Melhor ainda: a entrada é franca.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: