Um mundo alternativo dividido entre a versão do vilão e a do mocinho é o que se encontra em DOPPEL2, o disco em formato isekai de Tuuh, multiartista brasileiro e um dos maiores nomes do J-rock fora do Japão, com quase 300 mil ouvintes mensais somente no Spotify. O terceiro disco de inéditas de Tuuh é um sucessor do álbum DOPPEL1 (2021), que ao contrário do anterior, traz mais peso e letras com fundo mais dramático. Nas 13 faixas o cantor, compositor e guitarrista apresenta músicas em japonês, português, inglês e, até mesmo, latim!
Em DOPPEL1, com sonroidade voltada para o pop, foi apresentada a história do mocinho. Já em DOPPEL2, o isekai que conhecemos é do vilão, que traz o Visual Kei, além de influências do J-rock, do rock alternativo e de ritmos brasileiros. Isekai é um gênero literário frequentemente utilizado em animes e mangás que representam mundos alternativos. O disco DOPPEL2 é a experiência de reconhecimento do mundo alternativo do vilão, construído antes mesmo da versão do mocinho, criado em conjunto com o selo responsável pelo lançamento, conforme conta Tuuh: “O conceito desta história foi criada há muitos anos, juntamente com o Arcadia Studio, hoje selo da Ingrooves Music. Foi um trabalho que aperfeiçoei durante muito tempo, até estar satisfeito com a sonoridade e a estética. Neste álbum conhecemos a perspectiva do vilão, em sua saga de ascensão e queda já na primeira faixa, com a experiência sendo finalizada na última música.”, detalha.
As imagens que acompanham a divulgação do álbum DOPPEL2, como no clipe “Jonetsu no Sanjusan” remetem à estética do Visual Kei – um movimento cultural japonês iniciado na década de 80 e que se assemelha ao Glam Rock, com uso de maquiagem, cabelos elaborados, figurino extravagante e, às vezes, optando pela aparência andrógina. Porém, a sonoridade traz influências variadas que passam pelas bandas japonesas The Gazette, L’arc~en~Ciel, Janne da Arc, Nightmare; o rock alternativo do Avenged Sevenfold, Circa Survive e Pitty; e a brasilidade de Zé Ramalho.
Além das diferentes referências sonoras, o álbum também traz uma série de participações especiais, como a cantora SayJuno e os cantores Kai Urusai, Lobus, Vine and the 7 e Nanasai.
Ganhador do prêmio Cubo de Ouro, na categoria de “Melhor Projeto Musical Geek”, Tuuh é cantor, compositor e multi-instrumentista, conhecido no circuito geek por suas participações em eventos como Anime Family e Anime Friends. Desde 2009 na estrada, já passou pelas bandas Sugoi, Velvet Moonlight e Miura Jam e hoje une o J-rock ao metal melódico em seu projeto solo. Com um álbum autoral lançado, ele se prepara para o lançamento de seu segundo disco, DOPPEL 2, em agosto de 2023.
DOPPEL 2 pode ser conferido aqui.
Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:
Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: