Sobre press-release
Influenciado por músicos de folk como Bob Dylan e Leonard Cohen, pelo autêntico country de Nashville e impactado também pelo rock e americana, The White Buffalo, nome artístico do cantor/compositor/guitarrista norte-americano Jake Smith, enfim desembarca no Brasil, em dezembro deste ano, para sua primeira e tão aguardada turnê, que passará por seis cidades.
A inédita vinda do The White Buffalo ao Brasil, de 6/12 a 14/12, faz parte da extensa turnê latino americana, que é uma realização da Powerline Music Books e da Mirror/AM em parceria com a New Frontier.
The White Buffalo passa por São Paulo/SP no dia 6/12 (Fabrique Club), Brasília/DF no dia 10/12 (Infinu), Belo Horizonte/MG no dia 11/12 (Arena Hall), Porto Alegre/RS em 13/12 (Agulha) e Curitiba no dia 14/12 (Basement). Há ainda uma apresentação programada para 7/12, que será anunciado em breve.
As canções de Smith, com seu vozeirão grave, ora rouca, ora melódica, já serviram de trilha sonora de diversas séries americanas, como Sons of Anarchy, Californication, The Punisher, Longmire, This Is Us, como bem como o filme de surf Shelter (2001).
Smith era um garçom de São Francisco que tocava seu violão algumas vezes por ano. Quando lhe pediram em 2002 para ceder uma música para o filme Shelter, do surfista Chris Malloy, ele largou o emprego e se mudou para Orange County. Desde então, viaja e compõe incansavelmente.
O mais recente trabalho do The White Buffalo é “Year of the Dark Horse”, de 2022, um registro ousado e forte na sua discografia de 22 anos.
“Com este álbum, eu queria algo fora do que já fiz. Eu queria me abrir. É difícil colocá-lo em um gênero singular. Há elementos e influências de Daniel Lanois, Tom Waits, The Boss, circo, música pirata, iate rock, e estou empurrando tudo isso de uma maneira que nunca fiz. Antes”, disse Smith à época do lançamento do disco.
O baixista/tecladista/guitarrista Christopher Hoffee e o baterista Matt Lynott são os músicos que acompanham Smith.
Para que “Year Of The Dark Horse” alcançasse todo o seu potencial, Jake sabia que a experiência tinha que ser envolvente, e é por isso que a locação em Nashville se mostrou crucial. Não apenas os três músicos estavam longe das atrações de casa, mas a casa onde todos ficaram é a apenas um quarteirão do estúdio e estava repleta de uma variedade de instrumentos. Onde quer que estivessem, eles poderiam aprimorar o projeto, e algumas das músicas surgiram enquanto o tempo passava.
Ingressos para todos os shows do The White Buffalo estão à venda. No caso específico de Belo Horizonte, são encontrados no Sympla.