Saxon dá aula de heavy metal em BH

Aproveitando sua passagem pelo festival Bangers Open Air que rolou em São Paulo no primeiro fim de semana desse mês, o Saxon, resolveu estender um pouquinho sua estadia em terras brasileiras para levar a outras cidades a turnê “Hell, Fire and Steel”. Um evento especial, a turnê homenageia os 45 anos do segundo álbum do quarteto inglês, “Wheels of Steel”, tocado na íntegra durante os shows. Isso, claro, sem deixar de lado alguns de seus clássicos e mesmo músicas mais recentes, especialmente aquelas de seu último trabalho, “Hell, Fire and Damnation”.

O evento em BH aconteceu no Mister Rock no último domingo, dia 04, e teve a abertura dos paulistanos do Urdza, banda que fez um bom trabalho apresentando seu heavy/thrash metal para um público que ainda chegava à casa de shows.

Leia mais: Ego Kill Talent propõe reflexão interna com “Last Ride (her)”, novo single da banda

O número de pessoas aumentaria muito mais, ainda que não lotasse a casa, quando, após uma introdução curta, Biff Byford (vocal), Brian Tatler e Doug Scarratt (guitarras), Nibbs Carter (baixo) e Nigel Glockler (bateria) subiram ao palco para começar uma verdadeira aula de heavy metal – para usar as palavras de um dos headbangers presentes que ouvi de passagem – que duraria cerca de duas horas e mostraria porque o Saxon é uma das bandas mais longevas do heavy metal mundial.

Diferente de muitas bandas que sentam-se em suas glórias passadas, o Saxon continua produzindo material novo e, mesmo essa turnê sendo dedicada a um de seus álbuns mais clássicos, músicas presentes em “Hell, Fire and Damnation” fizeram aparições na primeira parte do show, na forma de “The Prophecy”, “Hell, Fire and Damnation”, “Madame Guillotine” e “1066”, entremeada com clássicos como “The Eagle Has Landed” e “Heavy Metal Thunder”.

Leia mais: Fresno celebra 25 anos de carreira no BeFly Hall em 24 de maio

Já a segunda parte do show foi totalmente dedicada a “Wheels of Steel”, com músicas como a faixa título, “747 (Strangers in the Night)”, “Streetfighting Gang” e “Machine Gun” levando o público ao clima exato que se espera de um show de heavy metal clássico.

Mesmo com todos os seus integrantes com mais de 60 anos (Bill já passou da casa dos 70), o Saxon mostrou uma vitalidade correspondente à de bandas pelo menos um quarto de século mais novas, voltando ao palco para um bis que contou com “Crusader”, “Denim and Leather”, “And the Bands Played On” e “Princess of the Night”, fechando os trabalhos – e a aula – com louvor!

Confira abaixo a galeria de fotos do show pelas lentes do sempre competente Alexandre Guzanshe.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: