Formada na efervescente cena do heavy metal belorizontino na primeira metade dos anos 1980, o Overdose foi um dos nomes mais proeminentes daquela geração, mostrando ao que veio logo de cara, com “Século XX”, parte do split com o Sepultura lançado em 1985 por nossos parceiros da Cogumelo Records. Depois de passar pela Heavy Discos no lançamento de “Conscience” (1987), eis que os filhos pródigos à casa tornam, com “You’re Really Big!“, seu terceiro trabalho e um que traria diversas mudanças positivas para o som de uma banda que, até hoje, é reconhecida como influência para grandes nomes como Viper e Angra, dentre outras.
“You’re Really Big!” traz mudanças em relação ao álbum anterior. A primeira delas se dá na formação da banda, agora estabilizada com Pedro “The Bozz” no vocal, Cláudio David na guitarra, Fernando Pazzini no baixo e André Márcio na bateria. O álbum também conta com a participação especial do tecladista Fábio Ribeiro.
A segunda mudança se dá no fato de a banda abandonar os flertes com as letras em português e focar-se totalmente no inglês o que, não se pode negar, aumentou bastante o alcance de seu trabalho.

“You’re Really Big!” é um belo registro na carreira do Overdose, um trabalho muito bem amarrado, com o heavy metal tradicional da banda trazendo muitas influências do hard rock e do rock progressivo, com um grande destaque indo para os vocais de Pedro e a guitarra de Cláudio, que apresenta riffs e solos bem colocados.
Mas não é só a dupla que merece elogios. Fernando e André seguram bem a onda na cozinha e a contribuição de Fábio, bem utilizada, trouxe novas camadas para as músicas, que, no álbum, alternam as mais “pesadas”, com aquelas mais cadenciadas. “You’re Really Big!” tem nove faixas e todas têm bastante mérito. Como destaque apenas para orientar o leitor sobre o que procurar, ainda que o ideal seja apreciar todo o trabalho do Overdose aqui, cito “Stoneland”, com seu refrão “pegajoso”; “Nuclear Winter” e “Big as the Universe”, onde o trabalho de Cláudio se destaca, “United We’ll be Alone”, “Age of Aquarius”, uma boa faixa instrumental e “Let Us Fly”, uma excelente power ballad de rara sensibilidade. Isso, como eu disse, é apenas algo para orientar o leitor porque “You’re Really Big!” é uma ótima pedida do início ao fim.
Essa qualidade musical toda se reflete também no trabalho da Cogumelo para relançar o álbum. “You’re Really Big!” vem em uma embalagem slipcase caprichada e, além de um encarte com todas as letras e recheado de fotos, vem com um pôster dupla face 36×36. Um item de colecionador indispensável para todo headbanger de respeito.
Agradecimentos: João Eduardo (Cogumelo)
Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:
Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir:

