Banda argentina é um dos maiores nomes do power metal da América Latina
(Foto: Divulgação) Para os fãs da banda Azeroth, um dos grandes nomes do power metal argentino, não é novidade nenhuma que o grupo sempre teve uma conexão muito forte com o Brasil, especialmente com a música brasileira. Com vários shows abrindo para o Angra ao redor do país, a banda ainda gravou um cover da música “Prelude to Oblivion”, do Viper, uma das bandas embrionárias do heavy metal nacional.
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Segundo o baixista e membro-fundador do Azeroth, Fernando Ricciardulli, sua relação com o metal brasileiro começou em 1988, por meio do próprio Viper. “Eu tinha 13 anos, já ouvia Iron Maiden e procurava algo na mesma linha. Lembro perfeitamente de entrar em uma loja de discos perto da minha casa, ver a capa do Soldiers of Sunrise, o primeiro disco do Viper, que me chamou muita atenção, e depois descobrir a música, que me marcou para sempre”, recorda.
Essa admiração pela música produzida no Brasil apenas cresceu ao longo do tempo: “nos anos 1990, me tornei muito fã do Ratos de Porão, especialmente do álbum Brasil, que ainda hoje considero espetacular. Também vivi intensamente a era de ouro do Sepultura e, claro, tive contato com o Angra, que também deixou sua marca. Tenho a sorte de já ter tocado em diferentes shows no Brasil como banda de abertura do Angra, uma experiência que valorizo profundamente”, celebra o baixista.
Mesmo assim, a banda brasileira que mais conversa com seu coração é o Viper. “Gravamos ‘Prelude to Oblivion’ porque é uma das minhas favoritas da banda. Acredito que Theatre of Fate marcou algo muito importante no metal sulamericano, mostrando que, com produções em nível europeu, era possível competir com qualquer banda”, reflete.
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O vocalista Ignacio Rodriguez acrescenta: “quando criança, ouvia com meus pais artistas de folclore brasileiro. Depois ouvi Sepultura e tudo mudou pra mim, depois o Angra me fez ficar apaixonado pelo Brasil. Estudei história e dicção em português e fiquei apaixonado pelo povo, pela cultura diversa, pela natureza (vou todos os anos para Porto de Galinhas)”, conta.
Rodriguez descreve a experiência de ter tocado no Brasil como mágica: “não há palavras para expressar a gratidão que tenho por cada um de vocês”. Fernando Ricciardulli reforça o sentimento ao afirmar que sempre levará consigo a forma como a banda foi tratada pelas plateias brasileiras: “foi incrível o bom tratamento recebido pelo público brasileiro e a forma como aceitaram nossa música. Foi uma experiência que valorizo profundamente”.
O lançamento mais recente do Azeroth é o álbum Trails of Destiny, primeiro trabalho da banda inteiramente em inglês. Trata-se de uma versão adaptada de Senderos del Destino, de 2022, um de seus lançamentos mais aclamados. Já nas plataformas de streaming desde julho de 2025, o trabalho está prestes a ser lançado em mídia física no mercado brasileiro pela Voice Music.
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Com vocais potentes, riffs melódicos e uma sonoridade que equilibra técnica e emoção, o Azeroth promete uma turnê memorável em 2026 — não apenas como uma celebração de sua discografia, mas como um reencontro com os fãs brasileiros que acompanham sua jornada há décadas e apenas recentemente tiveram a chance de ver a banda ao vivo pela primeira vez.
Lista de faixas – Trails of Destiny
Hands of Fate
Trails of Destiny (com participação de Fabio Lione)
The Last Journey
Left Behind
Aenigmas
Urd
Ancient Trail
Exiled
Faixas bônus
The Promise (Re visited)
Prelude to Oblivion (cover de Viper)
Trails of Destiny (original version)
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