Resenha: “War for Power” – Tumulto

O Tumulto foi formado nos anos 1990 em Foz do Iguaçu. Em mais de três décadas de estrada, a banda conquistou seu lugar no underground brasileiro, fazendo um thrash metal cru, visceral, mas não digno de uma certa técnica e com uma grande influência do punk brazuca e do hardcore novaiorquino.

2024 marcou o lançamento do álbum “War for Power”, o primeiro da banda em quase uma década. O último álbum completo fora “Conflitos sociais”, de 2016 e que era, basicamente, uma regravação do split de 1992. Isso não significa que a banda ficou parada nesse meio tempo, já que ela fez diversos shows ao redor do país.

Atualmente formada por Germano Duarte (vocal/guitarra), Rafael Feldman (baixo) e Márcio Duarte (bateria), o Tumulto é aquele power trio que faz valer a alcunha power do termo. “War for Power” começa com a indefectível introdução apropriadamente intitulada “Intro”, que enganaria ao mais desavisado, pois é algo calmo, bem climático, quase atmosférico que deságua em “Facing the Facts”, uma porrada tipicamente thrash que, aí sim, serve como um cartão de visitas do que se esperar das sete faixas seguintes.

“War for Power” é um álbum típico do thrash brasileiro onde o que impera é a crueza, a objetividade e o peso com aquela esperada influência do punk que consagrou bandas como Ratos de Porão. Em pouco menos de 25 minutos, o Tumulto dá seu recado, em letras recheadas de crítica social e, como não poderia deixar de ser, com pelo menos uma, a que fecha os trabalhos, “Terra de Ladrão”, em português. Aqui o vocal de Germano lembra muito o de João Gordo em seus tempos áureos.

Disponível nos serviços de streaming, “War for Power” também foi lançado em formato físico caprichado, trazendo encarte com todas as letras e um adesivo, de forma independente. O que é mais um incentivo para adquirir essa pedrada.

Agradecimento: João (Cogumelo Records).

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: