Resenha: “Lost Tapes vol.1” – Trapeze

Formada em Cannock, Staffordshire, Inglaterra, em 1969, o Trapeze foi um dos grandes nomes do classic rock britânico. Entre idas, vindas, mudanças de formação e tudo o que rodeia bandas de rock em geral, o Trapeze lançou sete álbuns de estúdio entre 1970 e 1978, quando se separou pela primeira vez. Desde então até 1994, quando encerrou a carreira de vez, o Trapeze se reuniu algumas vezes para turnês especiais que acabaram rendendo álbuns ao vivo.

Uma das grandes características do Trapeze é o fato de três de seus membros fundadores terem tido longas carreiras em bandas proeminentes do rock and roll e do heavy metal após sua primeira separação: Glenn Hughes (baixo, vocal) fez parte do Deep Purple, do Black Sabbath e segue em carreira solo até hoje; Dave Holland (bateria) tocou no Judas Priest entre 1979 e 1989, enquanto Mel Galley (guitarra) integrou o Whitesnake por um breve período. Galley acabou falecendo em 2008 e Holland dez anos depois, ambos vítimas de câncer.

Quinze anos após a morte de Mel Galley, seu irmão Tom decidiu examinar o material que havia herdado dele. Disso resultou esse “Lost Tapes Vol 1“, uma coletânea de demos e faixas finalizadas, algumas das quais inéditas até o momento, gravadas entre 1970 e 1978, abrangendo todas as formações da banda. E pode-se dizer com certeza que Tom trouxe um grande presente não só para os fãs de Trapeze, mas do rock britânico clássico em geral.

“Lost Tapes Vol 1”, lançado por aqui recentemente por nossos parceiros da Hellion Records, traz uma seleção de músicas excelentes, cheias de funk (o verdadeiro, não essa porcaria que infesta nossas rádios), groove, carisma e tudo mais o que tornou o Trapeze um dos grandes nomes de sua geração. Dentre suas quatorze faixas, podemos destacar “Destiny”, “Lover”, “So in Love”, “Catching up on You”, “Enough is Enough”, “You Got It” e “Going Home”.

Uma pérola indispensável para qualquer fã do rock britânico clássico, “Lost Tapes Vol 1” recebeu o tratamento adequado da Hellion, sendo lançado em embalagem slipcase e com um encarte fino, mas cheio de fotos e um texto de Tom Galley.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: