Kaust anuncia volta aos palcos com o lançamento do novo single e clipe

Música chega ao público em 12 de setembro acompanhada de um clipe dirigido por Jefferson Assunção

(Foto: Curt Martins) Com quase uma década de história na cena de rock independente mineira, a Kaust anuncia um novo retorno aos palcos após tomar fôlego com diferentes formações e colaborações de artistas em seu trabalho. Apresentando mais uma face da sua armadura pós-punk já consagrada, o grupo belo-horizontino lança um novo single acompanhado de videoclipe dirigido pelo cineasta Jefferson Assunção. A faixa “The Queen Bee” chega às plataformas de streaming no próximo dia 12.

Leia mais: Epica faz seis shows no Brasil em setembro

Atuando como trio, composto por Emerson Fluyd (guitarra, voz e teclado), Dennis Martins (baixo) e Gisele Caetano (bateria), a Kaust encerra o ciclo do lançamento do primeiro álbum, “Kaust”, de 2020, e do single “Labirintos de Concreto”, de 2023 – o qual também contou com videoclipe dirigido por Jefferson Assunção. Despedindo-se do guitarrista Fernando Prates (The Us), o grupo agora se prepara para alçar outros voos, que se iniciam com “The Queen Bee” e com um show de lançamento e exibição do videoclipe, marcado para 19 de setembro, no Estúdio Central – BH (informações de serviço abaixo).

NOVO SINGLE

Estruturada em cima dos riffs dançantes do baixo de Dennis Martins, a faixa navega por camadas instrumentais que transitam entre o combativo, o lúdico e a melancolia. Contando com o guitarrista Tiago Sales (Aldan; RU NA) como colaborador especial da gravação, “The Queen Bee” pincela linhas de guitarra que vão do groove à ambientação etérea e espaçada. Soma-se ainda a bateria de Gisele Caetano, que constrói com firmeza a estruturação oitentista até o refrão melódico em tom apoteótico de Emerson Fluyd, que assina a composição.

Assim, o formato clássico, orgânico e conciso de banda de rock não deixa de apresentar uma narrativa sônica que se expande em diversas texturas, que remetem tanto à nostalgia de cânones do pós-punk como The Cure quanto a encadeamentos ritmados de David Bowie e hits disco de Franz Ferdinand.

Referências estas que o guitarrista e vocalista Emerson Fluyd assume inclusive como norteadoras para o processo de composição. No âmbito lírico, ele conta que os versos ganharam vida a partir da inspiração literária da trilogia “O Problema dos 3 Corpos” do escritor Chinês Cixin Liu. “Algumas frases da música foram retiradas do livro. Fiquei feliz em conseguir encaixar, pois lembrei que Renato Russo tinha feito isso em ‘Há tempos’”, pontua o músico, que também ficou responsável pela capa do single.

Leia mais: Paralamas comemoram seus 40 anos com desfile de hits e casa lotada

A produção da faixa ficou a cargo da própria banda junto ao engenheiro de som e produtor Lucas Gomes, do Estúdio Neuma, que também assina a mixagem e masterização.

VIDEOCLIPE

Parceiro de longa data da banda, o cineasta e professor Jefferson Assunção emprestou ao registro audiovisual a estética P&B já marcada da Kaust e de referências basilares dos gêneros musicais pelos quais ela passeia (Depeche Mode e U2, como cita de exemplo o compositor e vocalista Emerson Fluyd).

Ampliando a narrativa da letra cantada em inglês, o vídeo ambienta o ouvinte em um cenário de maior proximidade – cotidiano, doméstico e claustrofóbico. Contando com a fotografia do também colaborador Fernando Prates, o vídeo explora o trabalho das atrizes Lucília Silca e Mariliz Schrickte enquanto personagens da construção imagética, além da participação do vocalista Emerson Fluyd, que estampa na própria pele a declaração da música.

Leia mais: Seu Calixto encara o caos urbano em novo single ‘Preciso Viver Melhor’

“Queria que minha interação com as atrizes ‘soasse’ como se eu não estivesse alí de verdade, como se fosse a mente delas mesmas falando…”, explica o artista. “Para nós, o resultado final dá sempre uma sensação de ter superado o trabalho anterior”, ele conclui, sobre o novo passo dado com o diretor Jefferson Assunção (a terceira colaboração entre eles na carreira) e sobre a caminhada de renovação da banda.

SOBRE A KAUST

Completando quase uma década de trajetória na cena de rock independente mineira, a Kaust tem seus passos forjados no guarda-chuva sonoro do pós-punk, flertando com demais estéticas alternativas que percorrem as guitar bands dos anos 90 até chegar ao indie pop pós-2000. Fundada por Emerson Fluyd (guitarra, voz e teclado), a banda já passou por diversas formações e é composta atualmente por Emerson, Dennis Martins (baixo) e Gisele Caetano (bateria).

Após ter divulgado o EP “Insana Inocência” em 2017, lançado pelo selo Salitre Records, e o single “On The Edge”, o grupo apresentou seu primeiro álbum de estúdio em abril de 2020. O debut homônimo conta com a produção de Luccones Nascimento, integrante da veterana banda !Slama e passa por referências como The Cure, Interpol, Joy Division, Legião Urbana, Arcade Fire e Depeche Mode.

Nos últimos anos, Kaust realizou diversos shows, em cidades do estado e em palcos da capital mineira, com destaque para duas passagens pelo evento “Descontorno Cultural”. Agora, após a divulgação do single “Labirintos de concreto” em 2023 e trocas de integrantes em sua formação, o grupo retorna aos palcos com novos lançamentos em 2025, antecipados pelo single e videoclipe de “The Queen Bee”.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do single e exibição do videoclipe “The Queen Bee”, da banda Kaust.
Shows das bandas Kaust e Ataque de Marimbondo
Quando: 19/09/2025, a partir das 18h.
Onde: Estúdio Central – Rua Pouso Alto, 252B, bairro Serra – BH
Ingressos: R$20 via Sympla; R$30 na porta do evento

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: