Novo álbum do Maestrick tem participação inusitada

Mais uma contribuição do Rodrigo “piolho” Monteiro para o Rock Master!

“Espresso Della Vita: Solare”, novo disco de estúdio do Maestrick, está em fase final de mixagem. O novo trabalho será sucessor de “Unpuzzle!”, álbum de estreia da banda, e do EP “The Trick Side Of Some Songs” que o grupo lançou recentemente reunindo versões para clássicos dos Beatles, Yes, Jethro Tull, Pink Floyd, Queen e Rainbow.

Previsto para esse segundo semestre, “Espresso Della Vita: Solare” é a primeira parte de um disco duplo conceitual e traz uma observação da vida humana na perspectiva de uma viagem de trem. O disco tem a produção de Adair Daufembach (Project46, John Wayne, Hangar) que também é o encarregado de gravar todas as guitarras do álbum.

Considerando as informações já divulgadas, fica cada vez mais evidente que “Espresso Della Vita: Solare” será uma obra que foge do convencional, por isso mesmo acaba sendo naturalmente ousada e complexa. Só para relembrar, na música “Hijos de La Tierra” há participações de sete músicos de quatro países diferentes das Américas do Norte e Sul – entre elas a da vocalista Cinthia Santibañes do Crisalida. Para as gravações de corais e orquestrações que aparecem no decorrer de todo o álbum, são mais de 20 músicos envolvidos!

Para cada instrumento o grupo fez questão de contar com um especialista, caso do percussionista Fernando Freitas, professor do Projeto Guri, que aparece como convidado especial no álbum.

E o grupo não fugiu à regra quando decidiu explorar os timbres de instrumentos pouco usuais no metal ou mesmo no rock progressivo, como é o caso do banjo, dobro e ukulele. Para isso convidou dois músicos da banda de rockgrass “Mr. Maze”, Rodrigo Pimentel (banjo e dobro) e Leonardo Almeida (ukulele). Além deles, o grupo tem uma participação mais do que especial no álbum: Dona Rose, avó do vocalista Fábio Caldeira.

Dona Rose canta um trecho da música “Penitência”, a única de “Espresso Della Vita: Solare” com letra em português, uma das mais pesadas do álbum e repleta de elementos da música brasileira.

A participação de Dona Rose tem um sentido simbólico muito importante para o álbum. Em “Espresso Della Vita: Solare”, Dona Rose é um arquétipo de identidade, um elo entre o passado e o futuro do Maestrick. Foi em sua casa que o Maestrick surgiu. Foi num cômodo anexo à casa de Dona Rose em São José do Rio Preto que o neto Fábio e o baixista Renato Montanha iniciaram os primeiros ensaios quando tinham cerca de 13 anos de idade.

Fabio, Montanha e Heitor voltaram à casa de Dona Rose para registrar um pequeno vídeo que traz depoimentos emocionantes de todos, com detalhes sobre o período em que a banda ensaiava lá e da participação em “Espresso Della Vita: Solare”. Para conferir, basta clicar aqui.

“Espresso Della Vita: Solare” será lançado em 2017 em data a ser divulgada. Novas informações sobre outras participações especiais, capa e tracklist serão divulgadas em breve.

Ouça a última edição do Programa Rock Master:

Ou clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: