Resenha: “Live at Deutschlandfunk” – Wucan

Eu sempre disse que álbuns ao vivo são a melhor forma de se conhecer uma banda. Afinal, álbuns ao vivo têm uma energia que aqueles em estúdio carecem, mesmo quando sabemos que diversos grupos usam overdubs e outros recursos para melhorar a performance captada sobre palco. Ainda mais quando sabem que ela será lançada e quaisquer deslizes cometidos ficarão imortalizados.

Divagações à parte, meu primeiro contato com o Wucan, quarteto fundado em Dresden, Alemanha, em 2011, e que atualmente conta com Francis Tobolsky (vocal, flauta, guitarra, theremin e percussão), Tim George (guitarra), Alexander Karlish (baixo) e Phillip Knöfel (bateria), foi através de um álbum nesse formato. “Live at Deutschlandfunk” é o quarto trabalho do Wucan, o primeiro ao vivo e foi lançado por aqui este ano através da Hellion Records.

Gravado em 2021, em plena pandemia, “Live at Deutschlandfunk” mostra bem o trabalho do Wucan, que é bastante difícil de rotular. A própria banda se descreve como heavy flute rock, já que a flauta de Francis tem um grande papel na sonoridade da banda. Mas o mesmo pode se dizer da guitarra de Tim e da cozinha formada por Alexander e Phillip. Mas é inegável que Francis se destaca. Impressiona como a menina canta.

A real é que o Wucan faz uma bela salada musical que mistura aspectos do folk com o rock psicodélico e mesmo o progressivo. Isso faz com que seu som seja bastante agradável de se escutar, com músicas, em sua maioria, bem pra cima. Ouça “Don’t Break the Oath“, “Kill the King”, a pegajosa (no bom sentido) “Zwischen Liebe und Zorn” e “The Rat Catcher” e saberá do que digo. Já músicas como “Aging Ten Years in Two Seconds” e, principalmente, o colosso “Wandersmann”, com seus quase 20 minutos, mostram mais essa faceta psicodélica/progressiva da banda. O melhor é que o quarteto de Dresden é bastante competente tanto quando são mais diretos como quando enveredam por longas viagens instrumentais.

Essa é mais uma daquelas pérolas que fãs de bandas como Jehtro Tull e similares precisam mesmo conferir.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *