Nascido em 27 de abril de 1951, no Bronx, Nova York, como o caçula de três filhos de Carl Frehley, engenheiro eletricista, e Esther (Hecht) Frehley, Ace descobriu a guitarra aos 13 anos, inspirado pelos Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix e Jeff Beck. Seus pais lhe deram a primeira guitarra elétrica como presente de Natal, na esperança de mantê-lo longe de encrencas. Aos 16, ganhou o apelido “Ace” por sua fama de “ás” em conquistar garotas.
Leia mais: Guardian of Lightning lança primeiro álbum
Suas primeiras bandas, como Outrage, Four Roses e Molimo, pavimentaram o caminho para o estrelato. Em 1973, respondendo a um anúncio no jornal Village Voice que procurava por um lead guitar, ele fez um teste para o que viria a ser o Kiss, ao lado de Paul Stanley, Gene Simmons e Peter Criss. Ace adotou a persona do “Spaceman” (ou “Space Ace”), com maquiagem galáctica, guitarras fumegantes e fogos de artifício.
Com o Kiss, Ace ajudou a criar álbuns seminais como o homônimo de 1974, Destroyer (1976) e Love Gun (1977), compostos por hits que ele escreveu ou co-escreveu, incluindo “Cold Gin”, “Parasite” e “Shock Me”. Sua saída se deu em 1982, em meio a lutas com vícios e diferenças criativas. Ele retornou ao Kiss em 1996 para a turnê de reunião, contribuindo para o legado que vendeu mais de 100 milhões de discos e rendeu indução ao Rock & Roll Hall of Fame em 2014. Ele se despediu da banda pela última vez em 2002. Nos anos em que esteve fora do Kiss, ele investiu primeiro no Frehley’s Comet e depois em uma carreira solo. Seu último álbum, “10.000 Volts” foi lançado em 2024.
Leia mais: Australianos do Men at Work voltam a BH depois de quase 30 anos
Ace deixa sua esposa Jeanette Trerotola, com quem se casou em 1976; a filha Monique; o irmão Charles; a irmã Nancy Salvner; e sobrinhos e sobrinhas. Paul Stanley e Gene Simmons, em declaração conjunta, o chamaram de “soldado de rock essencial e irreparável“.
Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:
Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir:

