Projeto Rock Master promete muito rock’n’roll no ‘Vinil Session’

(fotos: Virgílio de Barros)
O Projeto Rock Master estará presente em mais um evento, no próximo sábado (29 de abril), com muito rock’n’roll, regado a boa cerveja. Nesta data será realizado o ‘Vinil Session’ em frente à fábrica da Cerveja Vinil (Rua Kenon, 168, Jardim Canadá). Daniel Seabra será um dos DJ’s convidados e promete muitos clássicos para agitar ainda mais o evento. Ainda estarão presentes o pessoal do Clube do LP e o DJ Deivid (Alta Fidelidade).

A Cerveja Vinil está se relançando no mercado cervejeiro brasileiro e promete novidades para 2017. Antes parte do trio da Cervejaria Inconfidentes (Jambreiro, Vinil e Grimor), agora a Vinil se reapresenta no mercado em formato solo. Nesta nova fase da empresa, Daniel Pinheiro, Fabrício Bastos e Ricardo Marques adquiriram dois novos sócios: Gustavo Moreira e Carlos Ruttemberg.


A Cerveja Vinil mantém a estrutura da Cervejaria Inconfidentes no Jardim Canadá e, graças à chegada dos novos sócios, foi possível implementar um novo plano de negócios que inclui investir em marketing estratégico, gestão, estruturação de seu departamento comercial, maquinário e pessoal. O objetivo é atingir em dois anos a meta de 50 mil litros produzidos por mês (hoje atinge a marca de 15 mil litros/mês).

“A planta passará gradativamente por expansão de sua adega de fermentadores. A cozinha da Cervejaria Inconfidentes tem capacidade nominal de produção de 120 mil litros/mês, o que significa que em resposta à demanda podemos expandir rapidamente a produção apenas com a aquisição de tanques fermentadores. Consequentemente ao aumento de produção, os equipamentos para envase de barris e garrafas também deverão ser ampliados em capacidade de produtividade”, explica Gustavo Moreira.

O mercado de cervejas especiais continua crescendo ano após ano. Muitos consumidores estão abandonando as marcas mais populares depois de terem experimentado as cervejas especiais. A Cerveja Vinil está oficialmente em 25 pontos de venda entre lojas de autosserviço, bares, restaurantes, mercados e supermercados, além dos principais eventos cervejeiros e gastronômicos de Minas Gerais. Seus principais parceiros são a Rede Supernosso, Mamãe Bebidas, Villa Floriano Pizzaria, Go Growler, Trigopane, Beer Stock e Craft Station.


Segundo Fabrício Bastos, o novo momento da Vinil significa profissionalização da empresa. “Nosso foco atual é na Grande BH e algumas cidades turísticas estratégicas, como Ouro Preto e São Lourenço. Para atender outras cidades e estados estamos fechando parcerias com lojas de comercialização virtual (e-commerce). Quando se investe em qualidade de envase em garrafas e aumento de produção, temos uma grande oportunidade de ganhar mercados mais distantes da fábrica e, consequentemente, em aumentar o volume de produção.”

Fabrício adianta que ainda este ano, no mínimo dois novos rótulos serão lançados. “Um deles é uma receita que vem desde a nossa época de cervejeiros caseiros. Uma Imperial IPA, com potentes 8% de teor alcoólico e 75 IBUs (índice de amargor). O outro ainda é surpresa”. Hoje, a Vinil possui seis rótulos: a Vinil 33 rpm – Bohemiam Pilsener; a Vinil 45 rpm – British IPA; a Vinil 78 rpm – Stout; a Vinil Tropicália lado A – Weiss; a Vinil Tropicália lado B – Hop Weiss; a Vinil Baba ESB – Extra Special Bitter, além do chopp German Pilsen puro malte.

O reposicionamento da Vinil inclui toda uma reformulação de sua marca e de seus rótulos, trabalho realizado pela empresa Melt Comunicação. Segundo Frank Medeiros, diretor de criação da empresa, a nova identidade visual propõe uma repaginação para a Vinil com um conceito mais forte da marca. Cerveja e música foram a essência do processo criativo, buscando também representar graficamente a solidez que a marca já possuía.

Assim como os discos de vinil que voltaram com toda força ao mercado, o conceito vinil é a alma de sua marca. Então, para a linha rpm (rotações por minuto), a Melt reestilizou os rótulos mas manteve as ideias originais. Os novos rótulos elípticos foram desenhados com base em círculos e linhas, elementos que fazem parte do disco de vinil (mesmo que de forma subjetiva) e as informações foram distribuídas e recolocadas em pontos estratégicos.

Ouça a última edição do Programa Rock Master, com entrevista exclusiva com o guitarrista Kiko Loureiro:

Ou clique no banner e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: