Krug Bier lança a cerveja sua session IPA, a Submissão

Já está no mercado a sétima cerveja da linha Expressionista da Krug Bier. Agora a cervejaria lançou a Submissão, uma sessiona IPA, que faz companhia a Calúnia (American Pale Ale), Inocência (Tripel), Remorso (Russian Imperial Stout), Sarcasmo (ESB), Rancor (IPA) e Pretensão (Specialty Wood Age). Cada uma com características bem marcantes e personalidade forte.

Submissão é um substantivo feminino que se traduz como a condição em que se é, ou pensa que é, obrigado a obedecer,se sujeitar, se subordinar. É a disposição para aceitar uma situação de subordinação; docilidade, obediência ou subalternidade e agora também significa uma nova cerveja no mercado brasileiro.

O mestre cervejeiro Alfredo Figueiredo, criador da linha Expressionista, descreve a Submissão como uma session IPA com tamarindo. É uma cerveja leve, com baixo teor alcoólico (3,9%), baixo conteúdo energético, baixo corpo, bem aromática, mas com alto drinkability (medido pela vontade de se tomar outro gole). O tamarindo foi adicionado à receita por suas propriedades terapêuticas e acidez. Seu grande diferencial é ser uma cerveja sem glúten (novidade no mercado artesanal brasileiro) e seu principal público-alvo são os celíacos e também as pessoas focadas na vibe fitness.

“As cervejas ‘session’ eram muito comuns na Europa, na época em que a água estava contaminada (não se conheciam os micro-organismos) e as pessoas passaram a evitar tomar água. No trabalho, porém, as pessoas tinham que se hidratar, mas não podiam ficar bêbadas. A solução era fabricar cerveja de baixo teor alcoólico. O nome ‘session’ vem de sessões, onde os trabalhadores paravam de trabalhar e iam se hidratar. O nome IPA é a abreviação de ‘India Pale Ale’. A Submissão é, então, uma cerveja de baixo teor alcoólico e, consequentemente, baixo conteúdo calórico”, ensina Alfredo.

O comportamento humano foi a fonte de inspiração das cervejas. Normalmente, na criação de uma cerveja, as cervejarias escolhem o estilo em primeiro lugar. Nesta linha de cervejas, o estilo foi a última escolha. As cervejas foram concebidas para expressar a natureza humana e seus comportamentos diários e, depois de prontas, é que era escolhido o estilo em que melhor se encaixavam.

Ouça a última edição do programa Rock Master: