Conheça a banda gaúcha Axes Connection e seu A Glimpse of Illumination

Mais uma contribuição do Rodrigo ‘Piolho’ Monteiro para o Rock Master.

Heavy metal fortemente influenciado pelo som dos anos 1970 e início dos 1980. É essa a proposta do Axes Connection, banda gaúcha formada por um time de responsa, com anos de estrada: o guitarrista Marcos Machado, idealizador da banda, é ex-membro da banda Distraught; o baixista Magoo Wise também passou pelo Distraught e também por The Wise e Apocalypse; o responsável pelas baquetas, Cristiano Hulk, passou pelas bandas Vômitos & Náuseas e Grosseria, enquanto que os vocais ficam a cargo de Márcio Machado, irmão de Marcos.

A história do Axes Connection começou nos anos 1990, idealizado por Marcos e seu irmão, Vitor, que, então, era o baterista da banda. Logo, porém, Marcos foi recrutado pelo Distraught, onde ficou por 15 anos, gravou 4 álbuns e adquiriu experiência em turnês ao redor da América do Sul e abrindo shows para bandas como Megadeth e Destruction, dentre outros. Nesse período, o Axes Connection ficou a cargo de Vitor que, ainda que informalmente, manteve-o ativo com Márcio.

Em 2013, com Marcos fora do Distraught, o Axes Connection passou a ser sua prioridade, mas uma tragédia abalou seus planos, com o falecimento de Vitor pouco depois. Apesar disso, Marcos resolveu seguir em frente, visando honrar a memória do irmão e o resultado é esse “A Glimpse of Illumination”, primeiro álbum da banda e, como dito acima, tem uma sonoridade fortemente baseada no heavy metal dos anos 1970/1980, com uma levada menos rápida, mas não menos pesada, tendo o vocalista Márcio como a principal ponte entre o século XXI e os anos que influenciam mais o som do grupo.

“A Glimpse of Illumination” tem dez faixas que formam um conjunto bem homogêneo, mantendo uma uniformidade em termos de qualidade do começo ao fim. Se tivesse que eleger algum destaque, eles iriam para “Wisdom is the Key” (clique aqui para ver o clipe dessa música), a pesada “The Gates” e a longa “The True Connection” que, com seus quase 10 minutos de duração, fecha o álbum com chave de ouro.

No fim das contas, “A Glimpse of Illumination” é um álbum que é bastante atrativo para qualquer um que curte um heavy metal não muito pesado, mas cheio de groove, direto e, apesar de técnico, nada muito virtuoso.

Agradecimentos: Som do Darma.

Ouça a última edição do Programa Rock Master:

Ou clique no banner e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: