Rockin’ Strings: quinteto apresenta concertos com clássicos do rock ao som de instrumentos eruditos

(foto: Marlom Ossilieri)
No próximo domingo, 8 de outubro, no Centro Cultural São Bernardo, o quinteto Rockin’ Strings, quarteto de cordas e bateria, lança o projeto Rockin’ Strings Orchestra, que vai apresentar músicas de rock de todos os tempos ao som de instrumentos de orquestra.

A ideia é fazer um concerto de rock com instrumentos eruditos, mas, com ‘pegada’ de banda, com arranjos especialmente feitos para as cinco apresentações que o projeto fará em Belo Horizonte. O idealizador do projeto é o maestro Rodrigo Garcia.

Durante alguns pequenos concertos que fazíamos, o público mostrava uma empolgação muito grande com o repertório de rock e sempre pedia que fizéssemos mais apresentações que unissem o quarteto de cordas e o rock”, explica Rodrigo.

O maestro conta que o que chama atenção é que o espetáculo é algo inesperado: “É como fazer música mais pesada e ao mesmo tempo mais direta, de fácil assimilação popular, com instrumentos que não foram feitos para tocar este tipo de repertório. A reação das pessoas será a de testemunhar algo novo. Uma brincadeira sadia que conecta mundos tão diferentes em conceito, mas tão próximos na música, como o clássico e o rock”, comenta.

Além de Rodrigo, que é violoncelista, arranjador e maestro, também fazem parte do grupo os músicos Samuel Gomide (violinista), Thiago Melo (violinista), Rômulo Salobreña (violista) e Flávio Freitas (baterista).

“Num mesmo concerto ouviremos músicas dos Beatles, Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin, Queen, Nirvana e vários outros, soando através de instrumentos que antes tocavam Mozart, Bach e Vivaldi, por exemplo”, explica Rodrigo.

Este projeto é realizado com recursos da lei municipal de incentivo a cultura de BH. Fundação Municipal de Cultura e conta com o patrocínio da Minas Gerais Administração e Serviços S/A (MGS).

Sobre o projeto Rockin’ Strings Orchestra

Como uma evolução natural do quinteto, veio a ideia de montar uma orquestra completa, com toda a riqueza instrumental que seus naipes (famílias de instrumentos, como sopros, cordas e percussão) poderia trazer.

Para isso, eles contam com a Fractal Orchestra, com formação e instrumentos de uma orquestra tradicional, mas com uma proposta que foge ao repertório cláasico e que promete estar sempre ligada a uma experiência de concertos inusitados. As músicas que apresentam não buscam a mesma interpretação que um estilo de época ou compositor exigiria em sua execução.

“A nossa ideia é desmistificar a música de concerto como algo que não é acessível a qualquer pessoa e encontrar novos meios de dinamizar e fazer música com instrumentos acústicos, elétricos ou eletrônicos”, conta o maestro.

“Somos uma orquestra diferenciada que é capaz de tocar tango, rock, acompanhar outros artistas com vocal ou não, tocar com instrumentos eletrônicos, elétricos, acústicos, nos mais diversos ambientes, compor sua própria obra, atuar em trilhas sonoras, enfim, abraçamos oportunidades que não estão necessariamente na zona de conforto de uma orquestra tradicional”, diz.

Com isso, o Rockin’ Strings ganha em versatilidade já que pode se apresentar como quinteto ou com uma orquestra. “No final, o que esperamos ver é um novo público interessado em música clássica, em música popular e na mistura entre eles, por terem presenciado algo divertido que preserva a empolgação do rock com a sutileza e a agradável sonoridade do clássico”, finaliza o maestro.

Sobre o maestro

Rodrigo Garcia é bacharel em Regência, Violoncelo e Composição pela UFMG. É membro da banda Cartoon, conhecido como Khykho Garcia, onde atua como guitarrista, violonista, baixista, violoncelista, vocalista e compositor, desde 2002. Rege atualmente os corais Ases-MG (desde 2008) e Vozes da Liberdade (desde 2011) e integra o Quarteto de Cordas Minueto (desde 2009). Todos estes grupos executam vários de seus arranjos. Atua como guitarrista junto à Orquestra Ouro Preto, com destaque aos projetos ‘The Beatles’, ‘Quem perguntou por mim’ – com canções de autoria de Fernando Brant e ‘Valencianas’ – em homenagem a Alceu Valença, que rendeu a gravação de um DVD com Alceu e foi vencedor do prêmio da música popular brasileira de 2014, na categoria melhor álbum.

Sobre as apresentações

Serão cinco concertos, todos em centros culturais e com entrada gratuita. Para cada um, haverá uma formação orquestral um pouco diferente para acompanhar o Rockin’ Strings. Em algumas, veremos cordas e piano, em outras, metais ou ainda instrumentos mais exóticos, sempre tentando surpreender o público com a participação da Fractal Orchestra.

1ª apresentação:
Data: 8 de outubro, domingo
Horário: 16h
Local: Centro Cultural São Bernardo (Rua Edna Quintel, 320 – São Bernardo, Belo Horizonte MG)

2ª apresentação:
Data: 21 de outubro, sábado
Horário: 17h30
Local: Centro Cultural Alto Vera Cruz (Rua Padre Júlio Maria, 1577 – Alto Vera Cruz, Belo Horizonte – MG)

3ª apresentação:
Data: 12 de novembro, domingo
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte MG)

4ª apresentação:
Data: 2 de dezembro, sábado
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Lindéia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina, Belo Horizonte – MG)

Apresentação Extra:
Data: 15 de dezembro, sexta
Horário: 17h30
Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro, Belo Horizonte MG)

Lançamento do projeto Rockin’ Strings Orchestra
Data:
8 de outubro, domingo
Horário: 16h
Local: Centro Cultural São Bernardo (Rua Edna Quintel, 320 – São Bernardo, BH-MG)
No Facebook

Vídeos:
Rockin’ Strings e Fractal Orchestra (compilação de trechos de ensaios). Clique aqui.

  • Black Sabbath – Paranoid. Clique aqui.
  • The Beatles – Eleanor Rigby. Clique aqui.
  • Queen – Crazy Little Thing Called Love (trecho). Clique aqui.Ouça a última edição do Programa Rock Master:

    Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: