Mineiros do Sacrificed lançam um excelente álbum

Mais uma contribuição do Rodrigo “Piolho” Monteiro para o Rock Master.

Foram sete anos desde que o Sacrificed – banda belorizontina formada atualmente por Kell Hell (vocal), Diego Oliveira (guitarra/vocal gutural), Ronan Lopes (guitarra), Thales Piassi (bateria) e Gabriel Fernando (baixo) – lançaram seu álbum de estreia, “The Paths of Reflection, que já dava uma ideia do potencial do quinteto.

“Enraged”, seu segundo álbum, já em pré-venda no site da banda, terá seu lançamento oficial no dia 23 de junho e os leva a um novo patamar. O que o Sacrificed apresenta é um heavy metal tradicional, raçudo, técnico (na dose certa) equilibrado e com influências de bossa nova e mesmo samba. Os puristas, no entanto, podem ficar sossegados que isso é algo que aparece de maneira discreta e casa muito bem com o clima da música em questão.

Com doze músicas, “Enraged” se mostra um álbum bastante sólido, no qual o Sacrificed se apoia nas principais características do estilo para construir sua sonoridade. Temos de tudo aqui: músicas rápidas e pesadas, cadenciadas, o dueto vocal limpo feminino/rasgado masculino, a indefectível balada, a música instrumental, enfim, tudo aquilo ao qual o fã de heavy metal está acostumado. Alguns poderiam dizer que o álbum está cheio de clichês, mas a verdade é que o Sacrificed soube trabalhar bem as características do heavy metal em um nível que é difícil de ver em álbuns do gênero, especialmente no mercado nacional. Há, ainda, algumas surpresas aqui e ali, que deixaremos para que o ouvinte descubra por si mesmo.

Mesmo sendo um álbum bastante homogêneo e sólido do começo ao fim, há algumas faixas que se destacam, como “Shame” e seu belo trabalho vocal; “Oblivion”, que traz uma bela mistura de ritmos; a emotiva “To Whom You Belong”, uma balada de respeito e “Into the Hive”, com seu andamento pesado e proeminência do vocal de Diego. Essas, no entanto, são apenas aquelas pinçadas para que o leitor possa ter uma ideia da qualidade do trabalho do Sacrificed que, repito, mantém um nível alto por toda a duração do álbum.

Com bons vocais, instrumental equilibrado – ora técnico, ora mais cru – e uma produção redondinha, “Enraged” tem tudo para figurar em qualquer lista dos melhores álbuns de metal de 2018. E esperamos que ele abra portas para o Sacrificed, uma banda que mostra merecer alçar voos muito mais altos.

“Enraged” está disponível para audição em plataformas de streaming como o Spotify.

Da esquerda para a direita: Thales Piassi, Diego Oliveira,  Kell Hell, Ronan Lopes e Gabriel Fernando.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: