Morre André Matos

Texto: Rodrigo “Piolho” Monteiro

O mundo do heavy metal está de luto. André Matos, um dos maiores vocalistas da história do estilo, morreu neste sábado (08/06), vítima de um ataque cardíaco. Ele tinha 47 anos.

Natural de São Paulo, André Matos formou sua primeira banda, o Viper, em 1985, com a qual gravou os álbuns “Soldiers of Sunrise” (1987) e “Theatre of Fate” (1989). Dois anos depois, ele se juntou a Rafael Bittencourt, André Linhares (guitarras), Luís Mariutti (baixo) e Marcos Antunes (bateria) para formar o Angra, banda que logo se consolidaria como um dos principais nomes do estilo. Junto ao Sepultura, o Angra é o grupo brasileiro com o maior reconhecimento no exterior quando se fala de “música pesada”. Com André nos vocais e fazendo as vezes de tecladista, o Angra gravou “Angels Cry” (1993), “Holy Land” (1996) e “Fireworks” (1998), além do ao vivo “Holy Live” (1997).

Conflitos com Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro fizeram com que, no meio do ano 2000, André saísse do Angra, levando consigo Luís Mariutti e o baterista Ricardo Confessori. O trio fundou o Shaman (depois Shaaman, depois Shaman novamente) juntamente com o guitarrista Hugo Mariutti. Com o grupo Matos gravou “Ritual” (2002) e “Reason” (2005), além do ao vivo “RituAlive” (2003).

Em 2006, André Matos deixou o Shaman para ingressar em uma carreira solo. Gravou os álbuns “Time to Be Free” (2007), “Mentalize” (2009) e “The Turn of the Lights“, de 2012. Nesse mesmo ano ele se reuniu com o Viper para uma turnê que gerou o álbum “To Live Again – Ao Vivo Em São Paulo” (2015). Antes disso, em 2010, ele se juntou a Timo Tolkki (guitarras, ex-Stratovarius), Jari Kainulainen (baixo, ex-Stratovarius), Mikko Härkin (teclados, ex-Sonata Arctica) e Uli Kusch (bateria, ex-Helloween) no Symfonia, projeto que rendeu apenas um álbum, “In Paradisum“.

Em junho do ano passado, André reuniu a formação original do Shaman para uma turnê dedicada aos dois primeiros álbuns da banda. Sua última aparição ao vivo foi em 2 de junho, domingo, no show do Avantasia em São Paulo. Projeto capitaneado pelo vocalista Tobias Sammet, do Edguy, André fez participações nos álbuns “The Metal Opera Part I” (2001), “The Metal Opera Part II” (2002) e “The Wicked Symphony” (2010), além do ao vivo “The Flying Opera” (2011).

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: