Resenha: “This Time” – Rock Goddess

Olha aí mais uma contribuição do Rodrigo “Piolho” Monteiro para o Rock Master!

A Rock Goddess é uma daquelas bandas com uma longa história, ainda que uma pequena discografia. A banda foi formada em 1977 em Londres pelas irmãs Jody (vocal/guitarra) e Julie Turner (bateria) e Tracey Lamb (baixo). Na época, as irmãs Turner tinham 13 e 9 anos, respectivamente. Com uma sonoridade bastante influenciada pela NWOBHM e por bandas como o Motörhead, demorou seis anos para que seu primeiro álbum – autointitulado – fosse lançado. Já o segundo esforço, “Hell Hath No Fury” veio rápido, sendo lançado naquele mesmo ano de 1983.

Aí a Rock Goddess começou a passar pelos mesmos problemas de quase todas as bandas menores do gênero do hard/heavy rock. Foram incontáveis mudanças na formação até 1987, quando o terceiro álbum, “Young and Free” foi lançado, inicialmente apenas na França. Seguiram-se novos problemas, com a banda se separando e reunindo diversas vezes ao longo dos anos seguintes. Em 2013 houve uma tentativa de reunião do trio original, o que gerou o EP “It’s More Than Rock and Roll” (2017) e este “This Time“, lançado no começo de março lá fora e pouco depois chegando aqui através da Hellion Records. Desde então a Rock Goddess teve uma nova baixa, com Tracey Lamb sendo substituída por Jenny Lane.

Deixando toda essa história de lado, vamos ao que interessa. “This Time” é um álbum do mais puro e velho rock and roll, com o trio Jody, Julie e Tracey fazendo um som direto, quase cru e sem frescuras. Isso já pode ser sentido com a faixa de abertura, “Are You Ready?“, um rockão de responsa. E a coisa não varia muito daí em diante.

A exemplo de sua maior referência, o Motörhead, as garotas do Rock Goddess se preocupam menos em variar seu repertório e mais em injetar a quantia exata de energia em suas músicas, encaixando alguns bons riffs aqui, solos ali e refrões grudentos acolá, como pode se perceber em músicas como “Two Wrongs Don’t Make a Right“, “Calling to Space“, “Obsession” e a já mencionada faixa inicial. Há, ainda, a indefectível balada, papel que coube a “Drive Me Away“, que fecha a bolachinha.

Com um rock and roll cheio de energia e vigor em nove músicas somando cerca de 35 minutos de duração , “This Time” é um belo cartão de visitas para aqueles que, como eu, não conhecia o som das garotas do Rock Goddess. E uma excelente opção para aquelas pessoas que procuram bandas de rock and roll formadas exclusivamente por mulheres.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: