Resenha: “Rebel Hearts” – Föxx Salema

Olha aí mais uma contribuição do Rodrigo “Piolho” Monteiro para o Rock Master!

Natural de Bragança Paulista, mas com residência estabelecida na Grande Belo Horizonte (MG) desde 2018, Föxx Salema tem uma carreira que de mais de duas décadas dedicadas ao rock n roll com pitadas de heavy metal aqui e ali.

Essa experiência toda, grande parte dela conquistada em cima de palcos, pode ser vista em seu primeiro álbum, “Rebel Hearts“, lançado neste ano e que, se tem algum defeito, é o fato de ser curto. São apenas oito faixas – bom, sete, se desconsiderarmos a introdução “Vulpine Beat“, que tem apenas sete segundos – do bom e velho hard rock. Para a gravação, Föxx (vocal) contou com a participação de Karine Campanille (guitarra, baixo e teclados) e Alessandro Kelvin (bateria). Karine e Alessandro são creditados como músicos de estúdio no encarte do álbum, mas sua dedicação ao trabalho é tamanha que parece até que são parte da banda de Föxx.

Por outro lado, o fato de “Rebel Hearts” ter apenas 25 minutos de duração tem suas vantagens, já que você pode ouvi-lo repetidamente sem se cansar. E isso contribui para manter a qualidade do trabalho de Föxx, que pode ser percebida logo com a faixa título, que sucede “Vulpine Beat“. Karine brilha nessa música, com um solo de guitarra sensacional. Já em “Vengeance Will Come” a guitarrista divide os holofotes com os vocais de Föxx e o refrão da música, que é daqueles que gruda na cabeça e logo você está cantando junto. Até porque ele tem um “motherfucker” e há poucas coisas mais legais do que se cantar uma música com um palavrão no meio. 🙂

A atenção no refrão segue na faixa seguinte, “I“, que tem um instrumental bem legal e, novamente, Karine arrebenta no solo, ainda que a banda, como um todo, mereça destaque aqui. Essa, assim como “Rebel Hearts“, é uma das músicas mais empolgantes do álbum.

Emotional Rain” começa lenta e parece que vai diminuir o ritmo do álbum, mas isso não acontece e ela logo engata uma segunda e desemboca em mais um bom refrão, algo que parece ser uma especialidade de Föxx. Já Karine manda outro bom solo. Como toca a garota e como Föxx sabe compor e escrever bons refrões.

“Subconscious”, “Mankind” e “Constant Fight”, nova versão para música lançada em 2013, fecham o álbum mantendo as mesmas características das anteriores: belo instrumental (com inclusive Alessandro se destacando), uma pegada veloz, Karine arrebentando e refrões grudentos.

Pra quem não conhece o trabalho de Föxx Salema, vale a pena conferir esse “Rebel Hearts” em seu formato físico, que foi lançado de maneira independente e é uma forma de apoiar a produção de música autoral de qualidade por aqui. Já a versão digital está disponível em diversas plataformas de streaming aqui.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: