Cirith Ungol volta em lançamento imperdível

Texto: Rodrigo Monteiro

Formada em Ventura, Califórnia, EUA, no início dos anos 70, a Cirith Ungol bebia muito da tradição do hard rock/rock progressivo americano de bandas como Grand Funk Railroad e Blue Oyster Cult. As letras da banda, fortemente influenciadas pela literatura de J. R. R. Tolkien – de onde vem o nome da banda, inclusive – e de Michael Moorcock, porém, pedia por uma sonoridade mais pesada e sombria. Assim sendo, em seu álbum de estreia, “Frost and Fire“, lançado em 1981, a banda já enveredou para um lado bem mais influenciado pelo doom e pelo que, mais tarde, viria a ser conhecido como power metal americano, sendo uma das precursoras do estilo.

Nos dez anos seguintes a banda esteve bastante ativa, com quatro álbuns de estúdio e duas compilações sendo lançados. Em 1992, talvez devido ao fato de nunca ter conseguido galgar um degrau a mais e se tornar um grande sucesso comercial, a banda se desfez.

Vinte e três anos depois, em 2015, os membros fundadores da banda, Robert Garven (bateria) e Greg Lindstrom (guitarra), se reuniram com Tim Baker (vocalista que assumiu o posto em 1976) e Jimmy Barraza (guitarrista que entrou para a banda em 1988). Com o recrutamento do baixista Jarvis Leatherby (Night Demon), o Cirith Ungol voltou à cena. O resultado disso está no álbum “I’m Alive”, que tem previsão de lançamento mundial no dia 25 de outubro. No Brasil, ele deve chegar na mesma data, via Hellion Records.

I’m Alive” é um lançamento gigantesco e imperdível para os fãs da banda que trará dois CDs e dois DVDs com registros de duas apresentações ao vivo da banda, além de um documentário de duas horas de duração e material bônus. O primeiro CD traz a íntegra do show da banda realizado no festival grego Up the Hammers, realizado em 27 de maio de 2017; no segundo há a íntegra da apresentação da banda no festival Hamer of Doom, que aconteceu na Alemanha, em 18 de maio daquele mesmo ano.

Ambas as apresentações dos CDs estão registradas em vídeo em um dos DVDs que faz parte do lançamento. Já o segundo traz o registro do show da banda realizado no Rock Hard Festival de 2018, o documentário citado no parágrafo anterior e ainda uma entrevista com toda a banda.

Imperdível não só para fãs da banda como para aqueles que nunca ouviram falar do Cirith Ungol, mas tem curiosidade a respeito de um dos precursores do power metal/doom metal norte-americano.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master: