Confira clipe da banda gaúcha Black Bell Tone

Texto: Rodrigo Monteiro (sobre press release)

Black Bell Tone, banda porto alegrense formada  em 2017 por Taba Kuntz (vocal e guitarra), Nando Pontin (guitarra), Lucas Pontin (baixo) e Fernando Paulista (bateria) lançou no final de setembro seu terceiro clipe, “Amor, Ordem e Progresso“, parte de seu álbum de estréia,  Engenho Que Fabrica Opinião

A estética do cenário e figurino  do clipe alterna entre preto e branco, fazendo, segundo a banda, referência à capa do álbum numa alegoria à polarização política vivida do Brasil nos últimos anos. A música vai além e aborda como as pessoas sucumbiram às possibilidades de comunicação trazidas pela tecnologia, tornando-se avatares frios e insensíveis em uma guerra virtual cuja única finalidade é destruir o discurso que é oposto ao seu.

No refrão, a música trata da supressão da palavra “Amor” na bandeira brasileira: “O lema Ordem e Progresso é originalmente influenciado pelo pensamento positivista de Auguste Comte: ‘Amor por princípio, Ordem por base e Progresso por fim’. Porém o símbolo máximo da nação parece estar incompleto.” – afirma o vocalista e guitarrista Taba Kuntz, autor da letra. “Coincidência ou não, parece sintomático e representativo que uma nação não esteja conseguindo estabelecer o entendimento para encontrar a pacificação, quando lhe falta o princípio essencial a todos os povos. Não há como legitimar ordem e progresso para todos se não houver paz, e isso nasce com empatia e amor’ – completa o músico.

O clipe de “Amor, Ordem e Progresso” foi produzido pela própria banda e conta com projeções de imagens históricas e momentos importantes que ajudam a dar o contexto nacional abordado na música. Todo o processo foi documentado e está disponível no Instagram.

Com guitarras distorcidas e uma melodia pop, a canção dá uma ideia geral do clima do álbum: “Muito embora a temática do disco reflita bastante sobre a instabilidade do cenário atual no país e no mundo, ainda há um tom positivo no espírito do disco. Nesse sentido, pode-se dizer que o álbum também fala sobre cura e esperança” – completa o guitarrista Nando Pontin.

Apesar do pouco tempo de existência, a Black Bell Tone tem no currículo shows em grandes festivais ao lado de nomes como Acústicos & Valvulados, Vera Loca, Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde) e outros, além de ter sido escolhida pelos americanos da Blackberry Smoke como banda de abertura para o seu show em Porto Alegre em Maio/2019.

O clipe de “Amor, Ordem e Progresso” está disponível no Youtube. Já o álbum “Engenho Que Fabrica Opinião” pode ser encontrado no Spotify e no Soundcloud.

Foto da banda por Harrison Moura.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: