Trailer do documentário sobre André Matos mostra cenas inéditas do ‘maestro’

Já saiu o trailer oficial do documentário ‘Maestro do Rock’, que mostrará a vida e a arte de André Matos. Cheio de cenas ainda inéditas para o grande público, além de arquivo pessoal e entrevistas com amigos, familiares e músicos do rock, o filme será uma homenagem àquele que foi, provavelmente, o maior nome do heavy metal brasileiro.

André morreu em 8 de junho de 2019, aos 47 anos, depois de sofrer um infarto. “A ideia e a produção do documentário começaram ainda no final de 2018, quando o Anderson (Bellini, diretor do documentário), e que trabalha dirigindo clipes, disse que sentia falta de documentários sobre algumas bandas ou artistas. A ideia era de fazer sobre o Angra. Mas chegamos à conclusão que um documentário sobre o Angra não seria um documentário se não tivesse o André Matos. E aí começamos uma negociação com ele, que durou cerca de três meses. Ele topou. Fizemos a entrevista com ele em fevereiro de 2019, três meses antes de ele falecer”, disse o jornalista Thiago Rahal Mauro, produtor do filme, em entrevista ao Rock Master.

Veja o trailer:

“Abordamos o começo da carreira e todas as questões do Angra. Durante o processo, encontramos dificuldades burocráticas com o Angra, com tudo o que envolve o nome angra. Então decidimos mudar para um documentário só do André. Neste meio tempo, o André morreu” relembrou.

QUASE ABANDONO

Foi então que eles quase abandonaram a ideia. “Pensamos em cancelar. Mas achamos que seria um desperdício, todo o tempo que a gente investiu, as ideias. Tínhamos o aval do próprio André, que já não estava aqui. Conseguimos a autorização da família e seguimos. Temos um material muito rico”, disse Anderson Bellini.

Entre os entrevistados, estão todos os integrantes que tocaram com ele no Angra, todos do Viper, do Shaman, da carreira solo, além de vários cantores e muita gente que trabalhou com ele, brasileiros e estrangeiros. “E a família dele também. A ideia é cobrir toda a carreira e o lado pessoal, um lado que ele não deixava muito à mostra”, revelou Thiago.

LANÇAMENTO

O filme tem data de lançamento, será em 14 de setembro de 2021, como uma grande homenagem ao músico. Justamente a data em que ele completaria 50 anos. “O dia foi escolhido por alguns motivos. Para ainda termos um tempo pela frente, já que estamos com uma história mito rica, muito cheia de detalhes, nas mãos. São quase 40 anos de história. Não queríamos fazer nada na correria. E segundo que é uma data chave mesmo. Ele chegaria aos 50 anos. Além disso, serão 30 anos do Angra, que foi a banda que o projetou lá fora, serão 25 anos de Holy Land (disco do Angra), que é uma obra de arte. São 20 anos do Shaman. São 15 anos que ele saiu em carreira solo. São vários números que são comemorados em 2021”, frisou Anderson.

Tanto Bellini quando Thiago são fãs do trabalho de André Matos. “Nós, além de tudo, somos fãs. Eu vi vários shows do Angra com o André, o primeiro show de várias turnês, do Shaman. Contar a história de um cara que você admira, é grandioso. E descobrir coisas que você não sabia, mexer em arquivos, para quem é fã, é mais legal ainda. Uma experiência única. O lado profissional vem em primeiro lugar, mas o lado fã nunca fica de lado”, disse Anderson.

Thiago também faz coro. “Como fã e profissional de mídia, jornalista, assessor de imprensa, é uma honra trabalhar com esse projeto, dessa grandiosidade. Meu tio foi roadie do Viper. Acompanhei todos os momentos do André. Ele é um dos maiores, senão o maior nome que o heavy metal nacional produziu. Espero que o documentário fiquei para a eternidade e que conte a história de um dos maiores músicos que o Brasil já criou”, disse.

ENTREVISTADOS

Além de cenas de André, o documentário terá participação de músicos como Kai Hansen (Helloween), Sascha Paeth (parceiro do projeto Virgo) e Kiko Loureiro (ex-Angra e Megadeth). E ainda Timo Tolkki, Penélope Nova, Yves Passarell, Alírio Netto, Fabio Lione, Marcello Pompeu, Eloy Casagrande, Ivan Busic, Kiko Loureiro, Luis Mariutti e Rafael Bittencourt, entre vários outros.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: