Resenha: Jaeder Menossi Interestellar Experience – Jaeder Menossi Interestellar Experience

Com uma carreira de três décadas, o guitarrista Jaeder Menossi tem bastante experiência. Uma das principais forças por trás da banda Javali (Pop Javali), Jaeder já fez turnês pelos EUA, Europa e dividiu os palcos com grandes músicos como Paul Gilbert e os irmãos Busic (Dr. Sin).

O resultado de toda essa experiência pode ser apreciado em seu primeiro álbum solo, que leva o nome de seu novo projeto, o Jaeder Menossi Interestellar Experience.  Lançado no Brasil em formato físico pela Heavy Metal Rock, o álbum de Jaeder tem tudo para agradar não só fãs de longa data do músico, como todos aqueles que apreciam uma mescla de hard rock, heavy metal e progresivo onde a guitarra tem o destaque quase total.

Trabalho conceitual, “Jaeder Menossi Interestellar Experience” traz doze faixas, sendo metade delas instrumental. O álbum em si é bastante coeso e, diferente do que acontecia no Javali, aqui Jaeder pode explorar toda a sua virtuosidade, demonstrando uma técnica reservada apenas para aqueles que sabem bem o que fazem com as seis cordas. Mesmo assim, Jaeder não se esquece de que virtuosidade e técnica sozinhas não falam à uma audiência maior e ele investe principalmente em criar melodias que, mesmo intrincadas, soam muito atraentes. Há muito de Joe Satriani no trabalho de Jaeder Menossi aqui e isso já dá uma ideia da qualidade do trabalho do guitarrista paulista.

É claro que Jaeder não embarcaria em sua experiência solo sozinho. Diferente de muitos guitarristas que, em seu álbum solo, optam por chamar um time de estrelas convidadas, para seu trabalho de estreia fora o Pop Javali, Jaeder recrutou seu companheiro de longa data na banda, o baterista  Loks Rasmussen. À dupla se juntaram o baixista/tecladista Rodrigo Barros e o vocalista Jere Nery, todos bem conscientes de seus papéis e fazendo trabalhos excelentes.

É sempre difícil eleger destaques em álbuns tão redondinhos e homogêneos como este “Jaeder Menossi Interestellar Experience”. No entanto, a faixa de abertura “Countdown/Release“, “Space pirates”, “Starshade Pt. I”, “Starshade Pt II” e “Travel to Neptune” cumprem bem este papel de dar um resumo ao ouvinte do que se trata este primeiro esforço solo de Jaeder Menossi.

Em um ano complicado, onde essa pandemia não vai embora e continuamos passando a maior parte do tempo isolados uns dos outros, o trabalho realizado por Jaeder Menossi e seus asseclas neste “Jaeder Menossi Interestellar Experience” se mostra uma bela companhia. Vale muito à pena conferir o trabalho dos caras.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: