Aos 66 anos, morre Paulo Rafael, guitarrista de Alceu Valença

Foto: Pércio Leandro Siqueira/Divulgação

O guitarrista pernambucano Paulo Rafael morreu na madrugada desta segunda-feira (23/8), aos 66 anos. Um dos maiores instrumentistas no país, ele tocava na banda da Alceu Valença desde 1975, além de integrar o grupo psicodélico Ave Sangria, um dos principais expoentes da cena musical pernambucana dos anos 1970. Segundo informações, Paulo estava internado e em tratamento de um câncer de fígado no Hospital Samaritano, no Rio, onde morreu.

Natural de Caruaru, em Pernambuco, o músico iniciou sua carreira ainda nos anos 70, já no Recife, tocando com o Ave Sangria. O grupo produzia rock com raízes nordestinas e, há sete anos, retomou as atividades, lançando um novo disco.

Paulo manteve uma estreita parceria com Alceu Valença por mais de 40 anos, participando de vários projetos, tocando e produzindo seus principais discos. Além disso, trabalhou como produtor de cantores consagrados, como Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Elba Ramalho e Lobão. Foi ele quem escreveu, por exemplo, o arranjo da música ‘Vaca profana’, de Caetano Veloso e que foi gravada por Gal Costa.

Além do Ave Sangria, Paulo também participou de outros projetos famosos da cena psicodélica, como o álbum Paêbirú (1975), de Lula Côrtes, e trabalhou com Zé da Flauta e Lenine.


O guitarrista deixa esposa, neta e filha. O velório será no Cemitério da Penitência, a partir das 11h, com cremação às 13h15, no Rio.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: