Vem aí a 2ª edição do FACT – Festival de Arte, Cultura e Turismo

Um dos principais festivais do gênero, o FACT trará como diferencial, o projeto “Cozinha Live-Show”, com diferentes especialistas, entre chefs, sommeliers, turismólogos, e mais

O que os renomados Américo Piacenza, Chef e referência em Culinária Italiana; Marcelo Wanderley, Produtor Cultural, curador gastronômico e idealizador dos projetos “Fuegos”, “Cumbucca”, entre outros; Bruno Orsini, sofisticado Sommelier e colunista nas Rádios 98FM (Buteco 98) e CDL FM (Pão e Cerveja); e a banda Coverplay (Coldplay Cover) têm em comum? Além da qualidade em seus respectivos segmentos, esta turma de altíssimo nível estará na 2ª edição do FACT – Festival de Arte, Cultura e Turismo, que contará ainda com um debate dinâmico, acompanhado de uma escalação de primeira: Nenel (Baixa Gastronomia), Helder Primo (Guia de Turismo), Matheus Daniel, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (ABRASEL-MG), e o Jornalista e Historiador Rafael Oliveira na mediação.

FACT acontecerá em formato de Live, no dia 16 de setembro, às 20h, no Canal “Festival FACT”, no YouTube. No comando musical, a carismática Coverplay, formada em 2011, e pioneira no Brasil na apresentação de tributos especiais à banda inglesa Coldplay. O grupo já se apresentou em grande parte do Brasil, e agora desembarca no festival para agregar com suas características centrais: a presença de palco, a sintonia entre os músicos e o foco em fazer, do show, um instrumento artístico poderoso.

A cozinha-show do Chef Américo Piacenza reserva, entre as suas surpresas, um intercâmbio da escola espanhola com a mineira, a partir de um verdadeiro arroz almado, em busca do resgate de uma memória afetiva em seu aspecto culinário, instigados pelo melhor da carne suína defumada, em uma receita recheada de lombo, linguiça, bacon e costelinha defumadas, acompanhadas de um arroz cuidadosamente parbolizado, gerando como resultado incrível, uma Paella/Arroz Caldoso de Especiaria, prato perfeito para o inverno, que está em sua reta final no Brasil – e com insumos 100% originais do Mercado Central, em BH.

A harmonização, por sua vez, será orquestrada pelo sommelier de cervejas Bruno Orsini, e marcada por rótulos das mineiras “Capa Preta” e “Falke Bier” – que apesar de serem cervejarias mundialmente premiadas, são tipicamente mineiras – e nos estilos “English Pale Ale”, “Schwarzbier” e “Extra Special Bitter”.

“O Festival de Arte, Cultura e Turismo promove o encontro da culinária afetiva e tradicional mineira com a internacionalização da gastronomia, visando a receptividade, a inovação e a comercialização do turismo de Belo Horizonte e Minas Gerais, de uma maneira prática”, avalia o idealizador e diretor do projeto, Fábio Dragonne. Na mesma linha, o gestor complementa: “o festival visa promover BH e Minas, sua gastronomia e seus pontos turísticos, além do cardápio de produtos e serviços de consumo, apoiando as empresas e os agentes que movimentam a economia e a cadeia criativa do estado.

Para quem seguir o Instagram do festival (@festivalfact_ig), haverá sorteio de experiências gastronômicas (na Cantina Piacenza), turística (hospedagem na Casa da Árvore/Vila da Serra e de entretenimento (entradas para o Jack Rock Bar). E durante a Live, será disponibilizado um QRCode para doações espontâneas ao sensível e encantador Projeto Social Madrugada Sem Fome (@madrugadasemfome), parceiro do festival.

FACT – Festival de Arte, Cultura e Turismo é patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e conta com os apoios da Abrasel, Sindbebidas, FGM – Federação de Gastronomia Mineira, Rádios 98FM e CDL/FM, Circuito do Rock e Cumbucca – plataforma que difunde a farta e saborosa gastronomia mineira.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: