Resenha: “Colours in the Sun” – Voyager

Uma das coisas legais de trabalhar com música é que, vira e mexe, cai um material fora do habitual em suas mãos e, às vezes, é algo surpreendente positivamente. É o caso desse “Colours in the Sun”, dos ilustres desconhecidos do Voyager.

Formada em 1999 em Perth, Austrália, o quinteto já tem sete álbuns na bagagem. “Colours in the Sun”, lançado em 2019, é o mais recente deles e o primeiro a chegar ao Brasil, em um esforço conjunto das gravadoras Metal Relics Records e Voice Music.

Apesar de ter sido lançada por dois nomes conhecidos pelo seu catálogo de música pesada, o que o Voyager faz está longe disso. Sim, apesar de um riff mais pesado aqui e ali, o que o grupo liderado pelo tecladista/vocalista Daniel Estrin (único membro remanescente da formação original), e que conta com Scott Kay Simone Dow (guitarras), Alex Canion (baixo) e Ashley Doodkorte (bateria) faz é pop rock progressivo de altíssima qualidade. Sabe aquele tipo de música que te coloca pra cima, que é agradável, acessível e, no geral, melhora seu humor? Então, essa é a receita do Voyager, pelo menos em seu mais recente lançamento.

“Colours in the Sun”, começa com “Colours” e já traz mais ou menos um esboço do que ouviremos ao longo de todas as dez faixas do álbum: música pop progressiva com bastante presença dos teclados e um refrão pra cima e grudento. De cara, o Voyager abre os trabalhos com um dos destaques do álbum.


Esse nível de qualidade continua em “Severomance”, que, apesar de começar em um ritmo mais leve, logo parte para o progressivo/pop novamente com um refrão bem grudento. A batida pop agradável continua em “Brighstar”, mas muda para um pop com mais influência de hard rock em “Saccharine Dream”, que apresenta uma das melhores sessões instrumentais do álbum.

“Entropy” volta a investir no lado mais pop, o que se repete nas três faixas seguintes: “Reconnect”, “Now or Never” e “Sign of the Times”. Apesar da fórmula ser a mesma, as músicas são distintas entre si, não causando a sensação de déjà vu que às vezes acontece nesses casos.

A reta final do álbum começa com “Water over the Bridge”, que tem uma pegada meio Pain of Salvation aqui e ali, sendo a mais pesada do álbum (e uso a palavra aqui bem livremente, já que o som do Voyager é bem acessível do começo ao fim). Finalmente, a banda  fecha os trabalhos com chave de ouro. “Runaway” é, de longe, a melhor música de um álbum onde a qualidade é sempre alta. Ela traz todos os elementos utilizados pelo Voyager ao longo das faixas anteriores, com uma batida pop/progressiva muito boa e um refrão excelente.

Como dito no parágrafo que abre esse texto, “Colours in the Sun”, primeiro álbum do Voyager a ser lançado no Brasil, foi uma bela surpresa. Tomara que obtenha uma repercussão positiva a ponto de estimular a dupla Metal Relics/Voice a investir em trazer os trabalhos anteriores da banda para o Brasil. Com toda essa qualidade, o Voyager mais do que merece deixar de ser uma banda quase desconhecida por aqui.

Agradecimentos: João Eduardo (Cogumelo Records), Voice Music, Metal Relics Records

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: