Resenha: “In The Entrails Of My Mind”- Low Levels of Serotonin

O Low Levels of Serotonin é produto da mente do multi-intrumentista Wilian Gonçalves. O projeto foi formado em 2017, tendo seu primeiro álbum, “Katharsis”, lançado em 2019. Três anos depois a banda volta ao mercado via Heavy Metal Rock com esse “In The Entrails Of My Mind”, um álbum em que o doom metal predomina. Para essa nova empreitada, Wilian contou com as participações dos cantores Tiago Tzepesch (que também contribuiu com as letras de seis das músicas do álbum), Douglas Martins (da banda Deep Memories) e Guilherme Malosso (Motherwood).

Como quase todo álbum de metal, independente do subgênero, “In The Entrails Of My Mind” começa com uma introdução intitulada simplesmente “intro”. Curtinha como toda introdução deve ser, ela abre caminho para “O Último Anseio”, a única música em português do álbum, que traz belos sintetizadores e aquela guitarra arrastada típica do doom, com Tiago praticamente declamando a letra.

O clima muda totalmente com “My Piece of Shade”, onde Tiago adota vocais guturais/rasgados e o instrumental dá uma pisada no acelerador, trazendo influências mais thrash/death para a sonoridade da banda. Certamente um dos destaques do álbum.

Essa tendência mais pesada se mantém em “Lost in Time“, ainda que, seu início seja bem lento em relação ao final da canção anterior. Aqui também vemos a primeira participação de Wilian e Douglas se alternando nos vocais. Enquanto Wilian fica com os vocais limpos, Douglas cuida dos gritos. Os dois funcionam bem juntos.

O clima é quebrado com “Coming Home”, uma faixa instrumental bem cadenciada, onde o destaque principal vai para o trabalho das guitarras. A seguir vem “Hazy Days”, onde Guilherme faz sua estreia com vocais guturais que combinam muito bem com o ritmo arrastado das guitarras e da bateria. Essa é a faixa mais diversa de “In The Entrails Of My Mind”. Começa arrastada, como um bom doom deve ser e, depois de pouco mais de um minuto, descamba em um death metal com um riff bem old school. Essa parte dela me lembra, ainda que de longe, o trabalho de bandas mineiras do começo dos anos 1990.

“Inner Blast” segue mais ou menos nessa linha. Um doom com bastante influência de death e vocais guturais/gritados de Guilherme. Finalmente, “Silent  Rhymes of Sorrow” retoma a fórmula do andamento arrastado/cadenciado do doom, com a dupla Wilian/Douglas se alternando na função de vocal limpo/gritado e um instrumental que traz a atmosfera ideal para fechar esse segundo trabalho do Low Levels of Serotonin, sendo, fácil, o grande destaque do álbum.

Doom metal não é um estilo musical muito fácil de fazer, ainda mais com maestria. Mas Wilian e seus companheiros  conseguiram esse objetivo com louvor.  “In The Entrails Of My Mind” é um belo trabalho que agradará a todos os fãs de um bom doom com influências de death. Ou quase todos.

Agradecimentos: Susi dos Santos e Heavy Metal Rock.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: