Maiden Day: lendário Dennis Stratton encanta, com carisma e técnica em BH

Maiden Day! Assim são chamados os dias, nos quais os fanáticos pelo Iron Maiden se reúnem. E o dia 7 de dezembro, no Mister Rock, foi assim. Quem subiu ao palco foi uma lenda do heavy metal mundial, o guitarrista Dannis Stratton.

Ele foi o responsável pelas guitarras no primeiro disco da Donzela de Ferro, auto-intitulado, ao lado de Dave Murray, lançado em 1980. Além dos dois guitarristas, a banda ainda tinha, naquele período, o baixista Steve Harris, o vocalista Paul Di’Anno e o já saudoso baterista Clive Burr.

Quem já foi a algum show do banda inglesa, sabia que, quando começam os primeiros acordes de Doctor Doctor, clássico da banda UFO (na versão Iron Maiden), está na hora do show. E foi o que aconteceu.


Para os amantes da Donzela de Ferro, foi um desflie de clássicos, do período inicial, pré-Bruce Dickinson. Além de todo o primeiro disco (inclusive Strange World, que, segundo o próprio Dennis, o Maiden nunca tocou ao vivo), ele mandou músicas do segundo álbum, Killers (1981), como o próprio tema que batizou o trabalho, além de Wratchild. E ainda Sanctuary, que saiu como single.

Mostrando muita disposição e simpatia, Stratton deixou claro que, do alto de seus 71 anos, ainda manda bem, e muito. Com solos cravados, ele ainda se arriscou no microfone, cantando trechos, brincando com a plateia, chamando o público para cantar junto e, por várias vezes, agradeceu bastante a presença de todos ali.

Uma pena que os maiden maníacos de Belo Horizonte não deram muita bola para a apresentação, que merecia um público à altura.

Stratton foi acompanhado por uma (bem cravada) banda brasileira. No vocal, uma das grandes e mais importantes vozes do rock e do metal nacional, Leandro Caçoilo (Viper e Caravellus). Além deles, os irmãos Lennon Harris e Lely Murray, que já tocaram pelo Brasil, ao lado de Paul Di’anno e também foram membros da banda de apoio do Blaze Bayley pela América Latina de 2014 a 2018 (inclusive passando por Belo Horizonte).

O outro guitarrista é Ricardo Lima (Tosco, Scars e Tailgunners). E na bateria, Piggy, da banda Blood Brothers Project Iron Maiden Tribute, tocando, de forma bastante fiel, no melhor estilo de Clive Burr, o baterista que gravou os dois primeiros discos do Iron Maiden. Up the Irons!

O Rock Master agradece ao Lucélio Henrique, do Mister Rock, que possibilitou a cobertura de mais esse evento.

Setlist
(Doctor Doctor (UFO)) (som mecânico)
Purgatory
I Got the Fire
Another Life
Innocent Exile
Women in Uniform
Interlude (Ides of March)
Prowler
Wrathchild
Transylvania
Remember Tomorrow
Killers
Sanctuary
Charlotte the Harlot
Strange World
Phantom of the Opera
Iron Maiden
Running Free
Drifter
Always Look on the Bright Side of Life (som mecânico)

Veja como foi, nos cliques do repórter fotográfico Alexandre Guzanshe:

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: