Banda mineira Concreto grava EP com Vinny Appice na bateria

Você toca um instrumento? Tem uma banda? Então imagine gravar um disco com um dos caras que mais influenciaram sua carreira. Pois é justamente isso que a banda mineira Concreto está fazendo. Com mais de 20 anos de estrada, quatro discos e um EP lançados, eles estão em estúdio, finalizando mais um EP, o Lamas, com ninguém menos que Vinny Appice na bateria.

Se você gosta de rock, acho isso praticamente impossível. Mas não associou o nome à pessoa? Então, para te situar, Vinny Appice é um baterista norte-americano, um dos grandes nomes do heavy metal mundial, que tocou no Black Sabbath a partir de 1980, depois da saída de Bill Ward. Tocou também na banda Dio, ao lado de do vocalista Ronnie James Dio. E rodou o mundo, anos depois, também com o mesmo cantor, mas com a banda Heaven and Hell, que nada mais é que o Black Sabbath com a formação com Dio, contando ainda com o guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler.

Devidamente apresentado, já dá pra se ter uma noção do que a banda mineira sentiu. “Quando soubemos (que ele queria gravar com o Concreto), a gente nem acreditou. O Vinny Appice querendo gravar uma música com a gente? Nossa, foi uma emoção inacreditável”, disse o guitarrista Túlio de Paula. A banda mineira ainda conta com Marcelo Loss (baixo e voz), Fidélis (guitarra e vocais) e Teddy Almeida (bateria).

Segundo Túlio, o primeiro encontro já havia sido emocionante. “A primeira vez que tocamos com ele foi em Belo Horizonte, há dois anos, quando fomos convidados para tocar duas ou três músicas com ele, em um workshop que ele fez em BH. Acabou que tocamos quatro músicas com ele. Foi muito bacana e r rolou uma química muito bacana”, lembrou. Clique aqui e veja como foi o encontro do Concreto com o baterista.

Clique aqui para ver, na íntegra, o Concreto com Vinny Appice tocando Holy Diver, em Belo Horizonte.

E a ideia de gravar um disco juntos surgiu de onde menos se esperava. “O contato agora foi muito curioso. O Cris Simões, do Pacific Audio Studio, aqui de BH, estava em Los Angeles, participando de um evento com vários músicos, e o Vinny estava lá. E quando ele soube que o Cris era de BH, lembrou que tinha tocado com a gente aqui e que queria gravar alguma coisa a gente”, explicou.

O projeto não poderia ter vindo em melhor hora. “Por coincidência, já estávamos começando a preparar algumas músicas novas para lançar mais um EP. E aí veio essa notícia. Mergulhamos em novas composições e pensamos em fazer algumas músicas voltadas para ele tocar. São quatro músicas que ele tocou, sendo que somente uma delas estava pronta. As outras três fizemos voltadas pra ele. E valeu a pena todo o trabalho. Fazer uma música sabendo que um monstro da bateria vai tocá-la é muita satisfação pra gente”, disse. “Fomos para o estúdio, gravamos uma guitarra, um baixo e as vozes, mas somente como guia. Sem bateria, somente com o metrônomo. Demos total liberdade pra ele fazer o quisesse com as músicas. E a gente já pensava e gravar tudo de novo.”

Clique aqui para ver o teaser do EP Lama, com a bateria de Vinny Appice.

Ouça a última edição do Programa Rock Master, com a entrevista de Túlio de Paula, falando sobre Vinny Appice:

Ou clique no banner e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: