Estreia do Trouble ainda é relevante 34 anos depois

Olha aí mais uma colaboração do Rodrigo ‘Piolho’ Monteiro para o Rock Master!

No final dos anos 1970, o rock/metal americano vivia intensamente a influência da NWOBHM e de um estilo de rock mais pesado, “sujo” e rápido. Graças a isso, bandas como Metallica, Testament, Exodus e Anthrax, só para citar algumas, surgiram entre o fim da década de 1970 e o começo de 1980. Uma banda, no entanto, quis ir contra essa maré.

Inspirados pela sonoridade praticada pelo Black Sabbath no início de carreira, o quinteto formado por Eric Wagner (vocal), Bruce Franklin e Rick Wartell (guitarra), Sean McAllister (baixo) e Jeff Olson (bateria) resolveu investir em algo diferente: aliaram o peso do heavy metal a uma sonoridade mais arrastada, climática e sombria. “Trouble”, primeiro álbum da banda, posteriormente renomeado para “Psalm 9”, foi lançado em 1984 e, por incrível que pareça, ainda é relevante até hoje, especialmente por ser um dos precursores do que viria a ser conhecido nos anos seguintes como um subgênero do heavy metal, o “Doom Metal”

Composto por nove músicas, incluindo aí uma versão para “Tales of Brave Ulysses”, do Cream, “Psalm 9” é um álbum redondinho, que, apesar de totalmente orientado para a guitarra, tem toda aquela vibração do metal – hoje considerado – old school. “The Tempter”, faixa que abre o álbum dá uma bela ideia do que virá pela frente, já que o trabalho de estreia do Trouble é bem homogêneo.

Um fator interessante a respeito da banda é que, ao contrário de seus contemporâneos, que faziam letras glorificando Satã ou com temas similares, nesse quesito o Trouble também optou por uma linha diferente: todas as letras tem uma temática cristã, com referência a Deus, Jesus e etc, ainda que o Trouble não tente utilizá-las como alguma forma de pregação ou tentativa de converter seus ouvintes.

Com uma produção limpa e equilibrada e boas performances dos músicos que apresentam uma boa técnica, mas nenhuma virtuose, “Psalm 9” é uma bela estreia e vale muito a pena ser conferido por qualquer um que goste dos primeiros álbuns do Black Sabbath ou de “Doom Metal” em geral.

“Psalm 9” foi lançado recentemente no Brasil pela Hellion Records.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: