Maestro lança livro de arranjos orquestrais para músicas de compositores mineiros

Um livro com belas melodias de compositores da cena musical independente de Minas, arranjos que trazem a pompa de uma orquestra e prometem emocionar as plateias, motivar os alunos e ensinar música. Esse é o objetivo do e-book Até a arcada final, que o maestro Rodrigo Garcia lançou, virtualmente, no dia 26 de novembro.

O e-book traz, antes de cada música, um texto com as dificuldades técnicas e o que se pretende trabalhar em cada uma. Apresenta, também, informações relevantes sobre a interpretação e a história das canções, para que o leitor possa se conectar com o sentimento dos autores.

Outra grande vantagem é a fácil adaptação para as diferentes realidades musicais que cada projeto cultural, escola ou orquestra possui, ou seja, diferentes instrumentações e formações.

“A ideia é permitir que orquestras jovens, pequenos grupos de cordas, projetos sociais e outros sejam capazes de tocar as músicas com fácil assimilação e possam aprender mais de seus instrumentos e da atividade de tocar em conjunto, sem que tenham de fazer uso de material sucateado ou arranjado de maneira errônea, sem pensar numa didática apropriada, contraponto, harmonia ou beleza da música”, explica Rodrigo.

Para esta edição, foram escolhidas 15 canções de compositores mineiros como Khadhu Capanema (Cartoon), Isabella Bretz, Leonardo Marques, André Travassos (Moons) e do próprio maestro, que também é músico e compositor.

“Como resultado final, temos uma coletânea de arranjos com cinco pequenos livros agrupados: a edição do maestro – com os arranjos completos para a execução em grupo -; e mais quatro livros menores – que trazem as partituras separadas para instrumentos como violinos, violas, cellos e baixos -; todos cifrados para facilitar a adaptação didática de acordo com a vontade e necessidade do professor para outros instrumentos como flauta, violão, piano, voz, etc”, explica o maestro.

Rodrigo resolveu fazer este livro também para passar sua experiência como arranjador e compositor para grupos, quartetos, orquestras e sua capacidade didática de grande experiência com grupos amadores. “Acredito que, se bem inspirado pelos professores, com acompanhamento e um cronograma de ensaio, eles serão capazes de tocar todas as músicas com êxito e aprender valiosas lições”, comenta.

O produto final é um e-book, ou seja, um livro em formato digital que facilitará muito a forma de manuseio. Será distribuído para várias instituições, centros culturais e orquestras jovens interessadas e para escolas particulares gratuitamente durante o primeiro ano de seu lançamento. Para baixá-lo, basta acessar o site www.arcadafinal.com.br.

O projeto foi viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Prefeitura de Belo Horizonte, e conta com o patrocínio da Minas Gerais Administração e Serviços S/A (MGS).

Concerto de lançamento

Para comemorar a realização do projeto Até a arcada final, o maestro Rodrigo Garcia fará uma apresentação no dia 18 de dezembro, terça-feira, às 20h, no teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Acompanhado da Fractal Orchestra, uma das que trabalha como regente e músico atualmente, vão executar as músicas presentes no livro com os arranjos especiais criados. A entrada é gratuita (com retirada de ingressos pelo Sympla).

Sobre o maestro

Guitarrista desde 1992, graduado em violoncelo, composição e regência – os três bacharelados pela escola de Música da UFMG. Gravou quatro discos com a banda Cartoon, onde atua como compositor, guitarrista, baixista, violoncelista e vocalista desde seu ingresso em 2002. Participa também de outros grandes grupos como a Orquestra Mineira de Rock – projeto de três das principais bandas de rock de Belo Horizonte – Cartoon, Cálix e Somba; Orquestra Ouro Preto, Orquestra Opus, entre outros. É fundador do grupo Rockin’ Strings – quarteto de cordas com percussão especializado em rock -; e da Fractal Orchestra. Desde 2005 é regente e, atualmente, trabalha com corais como Ases-MG, Vozes da Liberdade e Vozes de Minas.

Serviço:
– Concerto de lançamento do livro Até a Arcada Final
Data: 
18 de dezembro, terça-feira
Horário: 20h
Local: Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho)
Entrada: gratuita – retirada de ingressos pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/fractal-orchestra-toca-ate-a-arcada-final—concerto-de-lancamento-do-e-book__415215)
Site para download GRATUITO do e-book: www.arcadafinal.com.br
Redes sociais do projeto:
Facebook:
 https://www.facebook.com/ateaarcadafinal
Instagram: https://www.instagram.com/arcadafinal

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: