Resenha: Quarto álbum do Blackberry Smoke ganha versão nacional

Olha aí mais uma colaboração do Rodrigo ‘Piolho’ Monteiro para o Rock Master!

Originário de Atlanta, Georgia, EUA, o Blackberry Smoke vem, a cada dia, conquistando mais e mais renome no cenário do Southern Rock, um estilo musical onde o bom e velho rock n’ roll recebe uma bela dose de country. Esse renome foi o motivador para que a Hellion Records lançasse por aqui “Holding All The Roses”, quarto álbum do Blackberry Smoke e o primeiro da banda a receber uma versão nacional. Como cartão de visitas, ele funciona perfeitamente.

Lançado em 2015, “Holding All the Roses” é um dos álbuns mais bem sucedidos do Blackberry Smoke em termos comerciais, conseguindo boas vendas e críticas tanto no cenário do country quanto do rock, o que é algo raro. Ponto para a banda formada por Charlie Starr (vocais, guitarra), Paul Jackson (guitarra), Richard Turner (baixo), Brandon Still (teclados) e Brit Turner (bateria).

O subgênero Southern Rock nasceu no sul dos Estados Unidos (daí seu nome) por volta dos anos 1970 e é um estilo que mistura rock and roll clássico com country, blues e, em alguns casos, jazz. Alguns dos maiores representantes do gênero são The Allman Brothers Band, Lynyrd Skynyrd e o ZZ Top. E é a tradição dessas bandas que o Blackberry Smoke tenta honrar – e consegue – em “Holding All The Roses”.

O álbum é bastante equilibrado e, com 12 músicas batendo os 40 minutos, é uma audição bem agradável, com os elementos do rock e do country se fundindo de maneira bastante harmônica. Claro, há uma certa heterogeneidade no trabalho, já que, enquanto em algumas músicas há uma prevalência do rock and roll, em outras quem domina é o country. A produção do álbum colabora para que sua audição seja uma boa experiência e os integrantes do Blackberry Smoke, se não mostram nenhuma técnica exacerbada em seus instrumentos, fazem um trabalho bastante competente e adequado para o tipo de música que se propõe a fazer.

O álbum tem alguns destaques. A faixa de abertura, “Let me Help You (Find the Door)” tem um refrão bem grudento, coisa que se repete em músicas como a divertida “Rock and Roll Again” e em “Lay It All On Me”. A faixa título, “Woman in the Moon”, “Payback is a Bitch” e a balada “No Way Back To Eden” também são boas amostras da qualidade do material apresentado pelo Blackberry Smoke neste “Holding All The Roses”.

“Holding All The Roses” é uma bela forma de apresentar a banda à uma parcela do público brasileiro que não a conhecia – como era o caso deste que vos escreve. Agora é aguardar que ele traga bons resultados para que o resto de sua discografia (já são seis álbuns) também possa ser lançada por aqui.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: