Resenha: “Unreflected Mirror” – Hamen

Olha aí mais uma colaboração do Rodrigo “Piolho” Monteiro para o Rock Master!

“Unreflected Mirror” é o disco de estreia do Hamen, banda de Santa Catarina, formada por Mônica Possel (vocais), Cadu Puccini (guitarra), Matheus Maia (baixo) e Gabriel Pedroso (bateria). A banda investe no symphonic metal, um estilo que, graças à explosão de bandas como o Nightwish no começo da década passada, passou por um período de supersaturação. Toda semana aparecia uma nova banda do estilo com propostas muito parecidas e nada a adicionar à cena.

Apesar de vir nessa mesma toada, o Hamen mostra que tem muito potencial para se destacar na cena. “Unreflected Mirror” é um álbum cativante, muito bem produzido e bom a ponto de não parecer um disco de estreia, tamanha a sua maturidade. Ponto para os integrantes da banda que, desde o começo, já procuraram trabalhar em sua identidade musical, ainda que não traga muitos elementos novos para o estilo.

“Unreflected Mirror” é um álbum que traz toda a energia e pompa do metal sinfônico, com uma predominância de passagens orquestradas/sinfônicas (a cargo do baixista Maia), o estilo operístico nos vocais, muito bem executado por Mônica, e a guitarra de Cadu. A produção, de Caio Duarte, mostra bastante equilíbrio e qualidade, com todos os elementos funcionando a contento.

Musicalmente, como dito acima, “Unreflected Mirror” bebe das fontes clássicas do symphonic metal. Algumas de suas músicas ora lembram Nightwish, em outras lembram After Forever, às vezes remetem ao Epica…. Isso não quer dizer que o Hamen esteja imitando ou mesmo reciclando o material dessas bandas. O grupo apenas mergulhou de cabeça no estilo e que melhores referências do que essas?

“Unreflected Mirror” tem doze faixas, das quais se destacam “Lost Feelings (Invasive Feelings, Part II)”, “The Life Has Passed”, que conta com a participação do guitarrista Marcelo Barbosa (Angra, Almah), “A New Begining”, “Invisible Eyes”, “My True Freedom (Invasive Feelings Part III)” e “Dark Room”, que fecha os trabalhos.

Um álbum de symphonic metal clássico, com grande potencial e feito com bastante esmero, “Unreflected Mirror” foi lançado em 2018 em formato físico e nas principais plataformas de streaming. Clique em um dos links abaixo para escutá-lo em sua preferida.

Spotify
Deezer
Google Play
Apple Music

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: