Resenha: “Desperate” – Barb Wired Dolls

Olha aí mais uma colaboração do Rodrigo “Piolho” Monteiro para o Rock Master!

Originária de Creta, na Grécia, o Barb Wired Dolls é um power trio formado por Isis Queen (vocais), Pyn Doll (guitarra) e Krash Doll (baixo). Depois de dois álbuns lançados em sua terra natal, a banda chamou a atenção de ninguém menos do que Lemmy Kilmister que a incluiu no selo Motörhead Music. Pouco depois da morte de Lemmy, “Desperate”, o primeiro álbum do trio grego em sua nova gravadora chegou ao mercado. No Brasil, o álbum foi lançado em 2018 pela Hellion Records.

Um power trio, abençoado por Lemmy e lançado por seu selo só pode fazer música na mesma linha do Motörhead, certo? Mais ou menos. O Barb Wired Dolls investe em uma sonoridade que fica mais ou menos no meio do caminho entre o rock raivoso e o quase punk dos anos 1970, representado por grupos como Joan Jett e o rock nervoso dos anos 1990, a exemplo do que o L7 costumava fazer. O resultado final é música rápida, raivosa e relativamente simples, que, deve agradar tanto aos fãs do punk quanto ao do rock “pesado”.

“Desperate” é um álbum que transita bem entre ambos os estilos no qual a banda pretende investir. Há momentos mais pesados, como em “Drown”, faixa que abre os trabalhos, passando por músicas que lembram, de longe, algo dos Sex Pistols (“Heart Attack”); momentos mais cadenciados como a quase balada “I Will Sail” e onde a banda investe mesmo em uma sonoridade mais old school, como em “Darby Crash”, cujo refrão é daqueles que tem bastante potencial para grudar na cabeça do ouvinte e não sair de lá facilmente.

Em resumo, pode-se dizer com segurança que, em “Desperate”, o Barb Wired Dolls tem tudo para agradar aqueles fãs de um rock and roll raivoso, com composições diretas e sem firulas, ainda que não tragam nada de novo à cena. Como eu já disse mais de uma vez por aqui, em certos casos, utilizar-se de uma sonoridade mais formulaica não é demérito algum a bandas que conseguem fazer isso de maneira competente. O que é o caso da Barb Wired Dolls.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: