Resenha: “Apocalypse” – Primal Fear

Olha aí mais uma colaboração do Rodrigo “Piolho” Monteiro para o Rock Master!

O Primal Fear é uma daquelas bandas que dispensa apresentações. Mesmo assim, faremos isso de maneira bastante sucinta. A banda foi formada em 1997 pelo baixista Matt Sinner (Sinner) e pelo vocalista Ralf Scheepers (ex-Gamma Ray). Ralf havia deixado a banda de Kai Hansen (Helloween) para tentar uma vaga como substituto de Rob Halford no Judas Priest, posição que acabou sendo preenchida por Tim “Ripper” Owens.

Logo no seu primeiro álbum, autointitulado, o Primal Fear alcançou boa repercussão dentro da cena do power metal, se consagrando como um dos grandes nomes do estilo, ao lado de bandas como Hammerfall, Grave Digger, Helloween e Blind Guardian, só para citar algumas. Em “Apocalypse“, seu 12º álbum de estúdio, a banda – que hoje é completada pelo trio de guitarristas Tom Naumann, Alex Beyrodt e Magnus Karlsson e pelo baterista Michael Ehré – faz mais do mesmo. E isso é excelente.

Apocalypse” traz todos os elementos que consagraram o Primal Fear dentro do power metal. Estão lá os vocais agudos de Scheepers, a bateria marcante de Ehré, o baixo discreto, mas eficiente, de Sinner e uma batelada de riffs e solos do trio de guitarristas, além dos refrões grudentos/empolgantes, a indefectível intro (“Apocalypse“) e as power ballads. Ou seja, tudo aquilo que um fã do Primal Fear poderia esperar da banda está aqui.

Apocalypse” tem 11 faixas e nenhuma delas foge às características da banda, sendo um álbum empolgante do primeiro ao último acorde, sem deixar o nível cair em nenhum momento sequer.

Para efeito de ilustração, podemos destacar músicas como “King of Madness“, “Blood, Sweat & Fear“, “Supernova“, a longa “Eye of the Storm“, cujos 8 minutos parecem 3, tamanha a empolgação que causa, e “Cannonball“, que fecha o petardo.

Mais um belo acerto em uma discografia recheada deles, “Apocalypse” foi lançado no Brasil por nossos parceiros da Hellion Records.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: