Resenha: “Negatives/Blocked Minds” – Holocausto

Olha aí mais uma contribuição do Rodrigo “Piolho” para o Rock Master!

Continuando com a sua iniciativa de resgatar os primórdios do heavy metal mineiro, eis que a Cogumelo Records coloca no mercado uma versão pra lá de especial de “Negatives“, terceiro álbum do Holocausto, lançado em 1991.

Essa versão comemorativa está recheada. Além de “Negatives” na íntegra, ela também traz as faixas presentes na demo tape “The Australopithecus Experience“, de 1989 e a versão integral de “Blocked Minds“, álbum do Holocausto lançado em 1988. Como se não bastasse, o pacote digipack vem com um DVD de bônus trazendo três shows do Holocausto realizados em Belo Horizonte em 1988 (Live at DCE Federal), 1989 (Live at DCE Católica) e 1990 (Live at Festival Cogumelo 10 Anos de Pura Pauleira).

O Holocausto foi formado na primeira metade da década de 1980, quando a cena do heavy metal em Belo Horizonte começava a dar bons frutos. O primeiro registro da banda foi na hoje lendária coletânea “Warfare Noise“, que trazia músicas das bandas Chackal, Mutilator e Sarcófago, além do Holocausto, que colaborou com “Destruição Nuclear” e “Escarro Napalm“. No ano seguinte, 1987, o Holocausto chamaria bastante atenção com “Campo de Extermínio“, um dos primeiros, se não O primeiro, álbum de war metal da História. Cantado em português, a mensagem crítica da banda, especialmente com relação ao fascismo, ficava muito mais clara para a sua audiência. Mesmo assim, ainda teve gente que achou que a banda estava fazendo uma apologia e não uma crítica, ao regime. Parece que problemas de interpretação de texto não é algo moderno, infelizmente.

Já em 1988 o Holocausto faz uma mudança tanto de sonoridade quanto de temática. “Blocked Minds” é um álbum de crossover, com a banda investindo bastante na mistura de estilos extremos. Na época, o Holocausto contava com Anderson Guerrilheiro (vocal/baixo), Renato da Costa (guitarra) e Rodrigo Führer (bateria). O álbum seguinte, “Negatives“, traria outra mudança no estilo da banda, que investiria bem mais no chamado technical thrash metal e tinha uma nova formação, com Rossano “Ross” Polla nos vocais, Renato da Costa na guitarra, João Marcelo no baixo e Rodrigo Führer nas baquetas.

Apesar das mudanças de sonoridade e formação de um álbum a outro – sem contar aí a demo tape – faz todo o sentido a Cogumelo ter investido em uma versão conjunta desses três registros. O que se tem aqui é um thrash metal da melhor qualidade, bastante característico do que se fazia em Belo Horizonte nos anos 1980. É velocidade, agressividade e pancadaria de bom gosto ao longo dos quase 76 minutos de duração dos três álbuns presentes aqui.

Com relação aos shows ao vivo do DVD, é quase aquilo que foi dito na resenha de Circus of Death, do Overdose. Apesar da qualidade quase de bootleg, vale muito pelo registro ao vivo de uma das mais importantes bandas de metal pesado da cena brasileira.

Antes de encerrarmos, um aviso especialmente para os belorizontinos: os membros do Holocausto estarão na Cogumelo Records neste sábado, dia 14/09, para uma sessão de autógrafos durante a feira de vinis que acontece lá todos os meses. A Cogumelo se localiza na Av. Augusto de Lima, 555 – loja 29 (segundo andar) – Centro.

Foto da matéria: Igor Arruda.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: