Resenha: Lory F. Band – Lory F. Band

Nascida em 1958, a baixista, cantora, compositora, produtora musical e desenhista gaúcha Lorice Maria Finocchiaro, ou simplesmente Lory F. foi um dos grandes nomes da cena musical de Porto Alegre, especialmente entre o meados da década de 1970 e o início dos anos 1990. Nessa época, Lory fez parte de bandas seminais do rock da capital do Rio Grande do Sul, como Cor de Rosa, Sempre Livre, Sombras da Noite e Pretty Woman Band. No início da década de 1990, formou a Lory F. Band, ao lado Ricardo “King Jim” Cordeiro (saxofone e voz), Marcinho Ramos e Marcelo Fornazier (guitarras) e Edinho Galhardi (bateria).

Morta aos 34 anos, vítima de complicações decorrentes da AIDS, Lory não chegou a ver seu único álbum lançado. Auto-intitulado, o trabalho saiu em 1996 pela nossa parceira Cogumelo Records, em um esforço coletivo de suas irmãs Laura e Deborah Finocchiaro e da amiga Fernanda Chemale. Laura, aliás, também é cantora.

Em julho de 2021, o trabalho foi relançado nos canais de streaming – links no final dessa matéria – como forma de resgate do trabalho da Lory F. Band. Esse relançamento vem na esteira de uma série de homenagens à artista cujos detalhes estão aqui e aqui.

Lory F. Band é um álbum bem diferente da maioria dos lançamentos da Cogumelo, que se concentram no aspecto mais extremo do heavy metal. O trabalho de Lory F. é bem diverso e traz bastante influência do rock and roll praticado no Brasil – e fora do país – nos anos 1970 e 1980. Definindo-se “uma mistura de Sade com Keith Richards” no palco, Lory era fã de Patti Smith, Rolling Stones, Suzy Quatro, Tom Waits e Rita Lee, dentre outros e isso está bastante claro em seu álbum, que transita pelo pop rock, funk, blues e hard rock em 11 faixas que são um reflexo de sua época. E mostra uma artista bastante talentosa, carismática, cheia de energia e que, infelizmente, nos deixou muito cedo.

Como dito no segundo parágrafo, além da versão física, o álbum póstumo da Lory F. Band pode ser  conferido no Youtube, Spotify, Deezer e Amazon.

Foto: Fernanda Chemale / Divulgação

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master: