Morre, aos 62 anos, Brian Traves, um dos fundadores do UB40

Foto: divulgação
Morreu, na noite do último sábado (21/8), aos 62 anos, Brian Travers, compositor e saxofonista da banda de raggae inglesa UB40. Ela era membro-fundador da banda e esteve presente no grupo desde 1978. O falecimento foi anunciado neste domingo (22/8).

Brian lutou por dois anos contra um tumor cerebral, que foi descoberto em 2019. A página oficial do UB40 divulgou a mensagem da morte, com uma homenagem ao músico: ‘É com muita tristeza que anunciamos o falecimento de nosso camarada, irmão, membro fundador do UB40 e lenda musical, Brian David Travers. Brian faleceu ontem à noite com sua família ao seu lado, após uma longa e heróica batalha contra o câncer. Nossos pensamentos estão com a esposa de Brian, Lesley, sua filha Lisa e seu filho Jamie. Estamos todos arrasados com esta notícia e pedimos que você respeite a necessidade de privacidade da família neste momento’.

Recentemente, Brian revelou que se submeteria a uma segunda operação contra o tumor no cérebro em dois anos Ele sofreu uma convulsão antes do Natal de 2020.

Brian Travers formou o UB40 na cidade inglesa de Birmingham , em 1978, com seus companheiros de banda de várias escolas de Birmingham. O nome foi escolhido em uma referência a um formulário emitido para pessoas que pediam seguro-desemprego na época.

Donos de hits como ‘Red Red Wine’ e ‘(I Can’t Help) Falling in Love’, entre muitos outros, o UB40 vendeu, ao longo da carreira, mais de 100 milhões de discos. A formação original permaneceu a mesma por quase 30 anos. Em junho, o vocalista  Ali Campbell anunciou sua aposentadoria por problemas de saúde, sendo substituído por Kioko Matt Doyle como vocalista.

A última apresentação de Travers com a banda foi em um show em dezembro de 2019, realizado na Arena Birmingham, na cidade de origem da banda:

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: