Resenha: “Thought Insertion” – The Giant Void

Confesso que, quando recebi o primeiro press-release de “Thought Insertion”, álbum do projeto brasileiro The Giant Void, eu não botei muita fé. Afinal, um dos envolvidos faz parte do Sambô, uma banda que não me agrada nem um pouco. Mesmo assim, escutei o primeiro single, “Bite the Bullet” e, de cara, já vi que meus temores eram infundados.

Fundado pelo guitarrista/baixista Felipe Colenci e tendo nos vocais Hugo Rafael e nas baquetas o já consagrado Michael Ehré (Gamma Ray, Primal Fear), o trio fez um trabalho de estreia muito bom.

Desde a faixa de abertura, “Voidwalker”, o power trio mostra a que veio: um heavy metal redondinho, com pitadas de hard rock aqui e ali e alguma coisa de prog. O trabalho de Michael é bem conhecido e aqui ele faz o que já está acostumado, ou seja, entrega uma performance ótima nas baquetas, sabendo equilibrar muito bem rapidez, peso e feeling. Felipe também se mostra um guitarrista/baixista acima da média, criando belos riffs e solos ora elaborados, ora mais básicos, mas sempre muito bem encaixados. Já  vocalista Hugo… Bom, esse aí vai calar a boca de qualquer headbanger mais cabeça fechada que olharia torto pro cara por ter participado de programas como o The Voice Brasil. O cara é muito, mas muito bom, cantando em alto nível desde o início do álbum até seu derradeiro fim.

Falando do álbum em si, como dito acima, o The Giant Void faz um heavy metal tradicional, com altas doses de hard rock e algumas incursões pelo prog. Todas as receitas desse tipo de sonoridade estão aqui, com uma única exceção: “Thought Insertion” não tem sequer uma balada. Já os bons andamentos, a rapidez, os refrãos grudentos, uma certa dose de virtuose, isso tudo se encontra aqui. Faixas como as supracitadas “Bite the Bullet”, “Voidmaker” e “Dead End Job”, “Pale Blue Dot (Meant to Last)” e “Beltalowda” são alguns dos exemplos do belo trabalho do The Giant Void. Mas a banda guarda o melhor para o final, na surpreendentemente pesada “Chernobyl”, onde há até a presença de vocais guturais.

Um álbum redondinho e uma bela surpresa, “Thought Insertion” está disponível em todas as plataformas de streaming e em formato físico. Vale muito à pena dar uma chance para o trabalho de estreia dos caras e torcer muito para que tragam coisas ainda melhores no futuro próximo.

Agradecimento: Som do Darma

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: