Sonata Arctica inicia aguardada turnê com show com ingressos esgotados em BH

Foram longos três anos de espera, mas a turnê do Sonata Arctica pela América Latina finalmente começou, com a primeira data em Belo Horizonte, no dia 10 de março último, para um público empolgado que lotou o Mister Rock. Toda a empolgação de público e banda, que se mostraram em sintonia durante toda a apresentação do quinteto finlandês, se justifica. Afinal, esse show deveria ter acontecido no primeiro semestre de 2020.

Graças à pandemia, ele foi, primeiro, adiado para o segundo semestre daquele ano; depois para 2021, já que as condições sanitárias ainda não permitiam esse tipo de evento então; finalmente, no ano passado, o azar: um dos membros da banda fora diagnosticado com a COVID 19 pouco mais de uma semana antes do embarque para o Brasil, o que fez com que a turnê fosse, mais uma vez adiada. Dessa vez, no entanto, tudo funcionou a contento e a banda fez a espera do público de BH – que não via o Sonata desde 2017 – valer à pena.

Quem também estava empolgada com a oportunidade de abrir para o Sonata Arctica era a banda local Perfect Element. Formada por Fil Ferrer (guitarra e vocais), Alan Curátola (baixo e vocais), Hugo Bizzotto (teclados) e com o baterista Bruno Aguiar substituindo o titular Flávio Batata, o quarteto fez um show correto, apresentando seu prog rock/metal para o público com um setlist enxuto, com apenas cinco músicas: “Step outside”, “Another chance”, “Dark waters”, “Daydream” e “Hope”, todas longas e recheadas das passagens instrumentais típicas do estilo.

O fato de o Perfect Element ainda não ter um álbum lançado, de forma que poucos dos presentes estivessem familiarizados com seu material, fez o clima no Mr. Rock ficar menos eletrizante do que poderia. A banda, no entanto, foi bem e, fora o fato do som do microfone de Fil Ferrer estar mais baixo do que eu gostaria, o Perfect Element cumpriu bem o papel de se apresentar para o público e deixá-lo aquecido para a atração principal.

Atração essa que pisou no palco exatamente às 22h00, horário marcado para o show, ao som da introdução “Always look on the bright side of life”, dos malucos do Monty Python. Sem perda de tempo, o quinteto liderado por Tony Kakko (vocais) e completado por Elias Viljanen (guitarras), Pasi Kauppinen (baixo), Henrik Klingenberg (teclados) e Tommy Portimo (bateria) começou efetivamente os trabalhos com “The wolves die young”, do álbum “Pariah’s child” (2014), cujo refrão e diversos trechos foram entoados em uníssono pelo público que lotava o Mr. Rock.

Com o público ganho desde o primeiro segundo, o Sonata ficou à vontade para tocar alguns dos principais destaques de sua discografia, já que o tema dessa turnê é justamente os 25 anos da banda. “The last amazing Grays” e “Paid in full” se seguiram antes de Tony interagir pela primeira vez com o público. Carismático, ele agradeceu a presença de todos, conversou um pouco, fez alguma graça e anunciou “Sing in Silence”. Daí em diante, o show seguiu mais ou menos essa receita, com Tony mostrando uma grande presença de palco e carisma, algo que se espelhou em seus colegas de banda. Era claro para todos ali presentes o quanto os membros do Sonata Arctica estavam felizes por estar no palco tocando, especialmente para uma casa lotada.

A primeira parte do show foi encerrada com a clássica “FullMoon”, do clássico “Ecliptica”, álbum de estreia do Sonata. Após ela, e o intervalo típico de praticamente todos os shows de metal atualmente, a banda voltou ao palco para encerrar a apresentação com “The cage” e “Don’t say a word”, intercalada com trechos de “Vodca”, com Tony, mais uma vez, brincando com o público e comandando-o daquela forma que todo vocalista de bandas de rock e metal deveria.

Entre uma coisa e outra, ele fez um discurso emocionado agradecendo a presença de todos aqueles que pagaram um ingresso para ver sua banda tocar ao vivo, o quanto isso é importante e necessário para a sobrevivência de qualquer um(a) que queira se aventurar por essa área e que espera que isso continue por décadas e décadas.

Uma apresentação praticamente perfeita do Sonata Arctica e um excelente começo de turnê. Por aqui, ficamos torcendo para os finlandeses voltarem mais vezes e que esse retorno não demore tanto.

Antes de encerrar, o Rock Master agradece à MS BHz na figura de Márcio Siqueira por ter, mais uma vez, nos proporcionado a oportunidade de cobrir esse grande evento.

Confira abaixo a galeria de fotos do show, cortesia de nosso fotógrafo Alexandre Guzanshe.

Perfect Element

Sonata Arctica:

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: