Resenha: Sunesthesia – Sunroad

Se tem uma banda de hard rock que trabalha no Brasil é o Sunroad. Nos últimos três anos, no meio de pandemia e tudo, os caras lançaram “Walking the Hemispheres” (2021), “Live at Roça N Roll Festival 2021” (2022) e, agora, “Sunesthesia”, seu nono álbum de estúdio. O trabalho marca mais uma mudança na formação da banda goiana, que agora conta com Steph Honde (vocal/teclado), JP Costa (guitarra), Van Alexandre (guitarra), Gui N Silva (baixo), Fred Mika (bateria) e Mayck Vieira (guitarras adicionais). Essas mudanças, no entanto, não influenciaram negativamente na sonoridade da banda que chega ao mercado com mais um ótimo registro.

“Sunesthesia” continua a tendência de “Walking the hemispheres”, com a banda investindo em um hard rock oitentista com alguma influência do classic rock e mesmo do grunge dos anos 1990, ainda que essa seja bastante sutil e se apresente claramente apenas em “Screen Screw”.

A exemplo de seu predecessor, “Sunesthesia” é um álbum redondinho. Já começa com um belo cartão de visitas, na forma de “Speed Warning #1” que, como o nome prenuncia, é a música mais rápida do álbum. “Long Ago”, que vem a seguir, tira o pé do acelerador e dá o tom do resto do álbum, um hard rock clássico com um belo refrão. E é nessa toada que o álbum segue, com bons trabalhos de guitarra da dupla JP e Van e Steph mostrando mais uma vez ter sido a melhor escolha para assumir o microfone da banda.

Além do quinteto principal e Mayck, o Sunroad valorizou ainda mais seu novo álbum trazendo convidados que fizeram trabalhos precisos nas faixas nas quais participaram. Foi o caso de Ronnie Romero (ex- vocalista do Rainbow), o guitarrista Rafael Milhomen, o baixista Ronnie Robson e o tecladista Michael T. Ross (ex-Hardline, Lita Ford) na primeira faixa e o vocalista Carl Dixon em “Scanning Skies”. Michael também emprestou seu talento à banda em “A.S.A.P. (I Might Not Come Tomorrow)”.

Com 12 faixas, que incluem “Only My Soul”, cover do Whitesnake, “Sunesthesia” é mais um belo trabalho do Sunroad que mostra, mais uma vez, que Goiás tem muito mais a mostrar para o Brasil do que duplas sertanejas. E ajuda a firmar a posição do Sunroad entre os grandes nomes do hard rock brazuca.

Presente no Spotify, Deezer e Youtube, “Sunesthesia” também foi lançado em formato físico pela Musik Records. Vale a pena conferir em qualquer formato.

Agradecimentos: Som do Darma

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: